Você já ouviu falar sobre Odontologia Biológica? Dentista Biológico? O nome pode até ser bonito e inovador, porém, reúne uma série de preceitos e conceitos que não são baseados em ciência de verdade. Usam as palavras “holístico”, “tóxico”, “toxicidade”, são contra tratamentos de canal e peças metálicas no corpo, inclusive implantes feitos de titânio. Entenda um pouco sobre esses profissionais que prestam um desserviço para toda classe odontológica e espalham dúvidas pela Internet.
Em primeiro lugar: essa especialidade ou a denominação “biológica” não existe. O Conselho Federal de Odontologia não reconhece esse tipo de Odontologia. Portanto, legalmente, ela não existe e nem poderia ser propagandeada. É uma invenção dos novos tempos “Nutella” que mistura “naturebismo”, medicina chinesa, eletromagnetismo, uma pitada de ozônio e conceitos ultrapassados advindos da Medicina Biológica – que também não existe legalmente.
Eles são totalmente contra tratamentos de canal. Dizem que não funciona e que um dente tratado endodonticamente “entoxica” todo seu organismo, podendo causar até disfunção erétil. Inclusive, no início deste ano de 2019, começaram uma guerra contra a Endodontia lançando um documentário “Fake News” no Netflix – LEIA MAIS AQUI. De tanto receber comentários de dentistas ao redor do mundo e de associações sérias da área da Odontologia, o Netflix tirou o filme do ar. Amigos, a Endodontia tem bases extremamente sólidas e literatura massiva desde os anos 40. A arte de conservar dentes em boca e evitar extrações foi um grande avanço da Odontologia.
Então, eles indicam extrações em massa de dentes com canal tratado? E dentes que têm cáries profundas e precisariam de canal? SIM! É uma verdadeira loucura. Um retrocesso justificado por “recentes estudos” ou ainda baseados em conceitos misturados e errados. Eles se dizem “Biológicos” por tratarem do corpo todo, invocando por vezes a palavra “holístico”. Então tratam as pessoas arrancando dentes que poderiam muito bem ficar em boca? Não faz sentido. O nome disso é mutilação.
Então, além de serem contra a Endodontia, são contra implantes de titânio. Aliás, são contra a presença de qualquer metal junto ao corpo humano porque acaba “mexendo com a eletricidade dos meridianos”. Veja como eles pegam conceitos diversos de várias áreas e jogam no liquidificador, resultando em pura mandinga. Recomendam implantes cerâmicos, usando a zircônia como material de eleição. Enfim, tratamentos extremamente caros e ainda com poucos estudos e soluções, quando comparamos com os implantes convencionais de titânio que são utilizados com bastante segurança na Implantodontia.
Além de tudo isso, recomendam que se remova amálgama utilizando um traje amarelo daqueles “Hazmat” que o Walter White e o Jesse Pinkman usam no seriado Breaking Bad para fabricar a meta-anfetamina azul. Um exagero extremo que provoca pânico e desinformação na população leiga. Na onda de serem inovadores, eles vão contra a Odontologia que praticamos, baseada em evidência científica, com pilares sólidos em uma literatura e experiência clínica de anos de atuação. São os inovadores do avesso.
Pacientes, muito cuidado! Desconfie dos termos “Biocibernética Bucal”, “Biodecodificação Dental“, “Terapia Neural”, “Bioressonânica” e etc. Nomes aparentemente advindos de literatura de ficção científica. Essas técnicas e essa abordagem tem se espalhado pelo Brasil e está muito presente na Internet. São “fake news” repetidos como mantras com vídeos bem feitos tecnicamente, com interlocutores engomadinhos, mas cheios de afrontas aos tratamentos que conhecemos e funcionam bem hoje na Odontologia.
Infelizmente, eu só consigo entender essa “Odontologia Biológica” como uma lavagem cerebral ou puro mau caratismo. É a única explicação que consigo formular. Até porque, vejo que seus praticantes são pessoas aparentemente estudadas e bem articuladas. Em busca de pacientes em um mercado já saturado, fica mais fácil falar que tudo que estão fazendo na Odontologia por aí é errado e inventar novos tratamentos com nomes rebuscados. Não caia nessa. Perceba também que se comportam como um culto quadrado e engessado, daqueles que dão as mesmas respostas ensaiadas às perguntas que você levanta. Bem vindos ao século XXI, onde a Terra voltou a ser plana e o curandeirismo tenta dar a volta na ciência.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Belo texto!
Obrigado! Abs
Não concordo com vc dr. , existe sim odontologia biológica. O Sr. precisa se atualizar. Vai dizer também que medicina integrativa não existe? O profissional não pode se limitar só ao que aprende na faculdade. O que se aprende na faculdade é só pra formar robozinhos, pra todos fazer a mesma coisa. Hoje no mundo onde vivemos é proibido falar de coisas que trazem o bem do ser humano. Ninguém sabe de tudo, temos que buscar conhecimento constantemente. Busque no google acadêmico sobre amálgamas de mercúrio, Ou vai dizer que os trabalhos científicos que vai encontrar também é fake news. Por favor.
Seu artigo pode ser até de confiança, mas a maneira que apresentar com colocações informais empobrecer o mesmo e coloca em julgo a veracidade do site.
Desserviço é um blogueiro com personagem de dentista escrever sobre o que não sabe papagaiando opinião alheia por puro ego ferido, preguiça de estudar e medo de ser questionado por pacientes que pesquisam no google e gaguejar por saber menos que eles. Seguem umas Dicas ao Tonto como você: pare de passar vergonha alheia, pare de repostar memes e piadas caça-likes sem graça clichês, senta a bunda na cadeira, desliga a porcaria do instagram e youtube e comece a estudar e se atualizar. Depois de fazer isso, naturalmente você voltará aqui para apagar e se redimir do papelão que fez ao publicar um texto chulo com opinião dos outros.
Quando a pessoa não tem argumentos, ela naturalmente parte para os ataques pessoais. Pratique Odontologia baseada em evidências e não esta baboseira cheia de ciência fake.
Todos tem o direito e o dever de buscar informações antes de formarem uma opinião sobre algum assunto…que cada um busque informações baseadas em evidências científicas e também clínicas. O mais natural sempre foi e ainda é o melhor para o ser humano, mas há casos e casos. O conhecimento é progressivo. Há diversidade de pensamentos.
O Sr parou no tempo, isso sim… lamentável um profissional desatualizado desqualificando quem se dedica a estudar dentro e fora do país para buscar conhecimentos avançados sobre saúde bucal com abordagem integrativa.
Mande as evidências, por favor. Obrigado.
Rapaz tô sofrendo por contaminação por MERCÚRIO no dente e outros metais na boca fiz consulta em Campinas e resultados dente com mercúrio deu problema no intestino e tô sofrendo e tu vem falar que não tem nada a ver você tem se informar melhor sobre isso com todo respeito. Grato
Se você está sofrendo por contaminação por mercúrio, procure as causas reais. Você fez exame de sangue comprovando isso? Se sim, a contaminação NÃO VEM DAS OBTURAÇÕES DA BOCA. Procure descobrir de onde vem. Pode ser de algo que você está ingerindo com frequência, líquido ou alimento como peixes e frutos do mar. Ou ainda depende onde você trabalha. O amálgama em boca nas obturações não é capaz de intoxicar o corpo com mercúrio, porque já está inerte. Boa sorte.