Você já ouviu falar sobre Odontologia Biológica? Dentista Biológico? O nome pode até ser bonito e inovador, porém, reúne uma série de preceitos e conceitos que não são baseados em ciência de verdade. Usam as palavras “holístico”, “tóxico”, “toxicidade”, são contra tratamentos de canal e peças metálicas no corpo, inclusive implantes feitos de titânio. Entenda um pouco sobre esses profissionais que prestam um desserviço para toda classe odontológica e espalham dúvidas pela Internet.

Em primeiro lugar: essa especialidade ou a denominação “biológica” não existe. O Conselho Federal de Odontologia não reconhece esse tipo de Odontologia. Portanto, legalmente, ela não existe e nem poderia ser propagandeada. É uma invenção dos novos tempos “Nutella” que mistura “naturebismo”, medicina chinesa, eletromagnetismo, uma pitada de ozônio e conceitos ultrapassados advindos da Medicina Biológica – que também não existe legalmente.

Eles são totalmente contra tratamentos de canal. Dizem que não funciona e que um dente tratado endodonticamente “entoxica” todo seu organismo, podendo causar até disfunção erétil. Inclusive, no início deste ano de 2019, começaram uma guerra contra a Endodontia lançando um documentário “Fake News” no Netflix – LEIA MAIS AQUI. De tanto receber comentários de dentistas ao redor do mundo e de associações sérias da área da Odontologia, o Netflix tirou o filme do ar. Amigos, a Endodontia tem bases extremamente sólidas e literatura massiva desde os anos 40. A arte de conservar dentes em boca e evitar extrações foi um grande avanço da Odontologia.

Então, eles indicam extrações em massa de dentes com canal tratado? E dentes que têm cáries profundas e precisariam de canal? SIM! É uma verdadeira loucura. Um retrocesso justificado por “recentes estudos” ou ainda baseados em conceitos misturados e errados. Eles se dizem “Biológicos” por tratarem do corpo todo, invocando por vezes a palavra “holístico”. Então tratam as pessoas arrancando dentes que poderiam muito bem ficar em boca? Não faz sentido. O nome disso é mutilação.

Então, além de serem contra a Endodontia, são contra implantes de titânio. Aliás, são contra a presença de qualquer metal junto ao corpo humano porque acaba “mexendo com a eletricidade dos meridianos”. Veja como eles pegam conceitos diversos de várias áreas e jogam no liquidificador, resultando em pura mandinga. Recomendam implantes cerâmicos, usando a zircônia como material de eleição. Enfim, tratamentos extremamente caros e ainda com poucos estudos e soluções, quando comparamos com os implantes convencionais de titânio que são utilizados com bastante segurança na Implantodontia.

Além de tudo isso, recomendam que se remova amálgama utilizando um traje amarelo daqueles “Hazmat” que o Walter White e o Jesse Pinkman usam no seriado Breaking Bad para fabricar a meta-anfetamina azul. Um exagero extremo que provoca pânico e desinformação na população leiga. Na onda de serem inovadores, eles vão contra a Odontologia que praticamos, baseada em evidência científica, com pilares sólidos em uma literatura e experiência clínica de anos de atuação. São os inovadores do avesso.

Pacientes, muito cuidado! Desconfie dos termos “Biocibernética Bucal”, “Biodecodificação Dental“, “Terapia Neural”, “Bioressonânica” e etc. Nomes aparentemente advindos de literatura de ficção científica. Essas técnicas e essa abordagem tem se espalhado pelo Brasil e está muito presente na Internet. São “fake news” repetidos como mantras com vídeos bem feitos tecnicamente, com interlocutores engomadinhos, mas cheios de afrontas aos tratamentos que conhecemos e funcionam bem hoje na Odontologia.

Infelizmente, eu só consigo entender essa “Odontologia Biológica” como uma lavagem cerebral ou puro mau caratismo. É a única explicação que consigo formular. Até porque, vejo que seus praticantes são pessoas aparentemente estudadas e bem articuladas. Em busca de pacientes em um mercado já saturado, fica mais fácil falar que tudo que estão fazendo na Odontologia por aí é errado e inventar novos tratamentos com nomes rebuscados. Não caia nessa. Perceba também que se comportam como um culto quadrado e engessado, daqueles que dão as mesmas respostas ensaiadas às perguntas que você levanta. Bem vindos ao século XXI, onde a Terra voltou a ser plana e o curandeirismo tenta dar a volta na ciência.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto