Revolucionária! A impressora 3D está mais barata e veio para ficar. Revistas de circulação nacional estão noticiando seus usos em vários nichos do mercado como a impressão de roupas customizadas, órgãos humanos, carros e até casas – por partes, é claro. A boa nova também afetará os enxertos ósseos. Muitos estudos com a “impressão de tecido ósseo” já estão em estado avançado.

O procedimento parece saído de um conto de ficção científica. Através da análise de uma tomografia, a máquina “imprime” uma peça inteiriça, toda em titânio para transplante. Essa peça vai se encaixar perfeitamente, milimetricamente, na cavidade glenóide da paciente. Sim. Estou falando de uma mandíbula inteira feita em titânio.

O Wolverine ou os ciborgues que vemos em filmes e desenhos podem não estar muito longe da realidade. Bem vindos à revolução das próteses. Braços mecânicos feitos sob medida, ossos inteiros de metal ou outros materiais, enxertos, apenas com uso de tomografias e estas impressoras 3D. Ossos estão sendo “impressos” e testados em animais já. Claro que o tecido formado não é igual ao osso humano, mas ele imita muito bem e pode ser usado como enxerto e para indução de formação óssea, usando como base o fosfato de cálcio.

Essas fotos são da nova mandíbula que uma mulher de 83 anos recebeu na Bélgica. Em alguns lugares já é possível imprimir órgãos mais simples com a bexiga, por exemplo. Estamos chegando perto de uma era onde a vida pode ser estendida ainda mais. As perspectivas para estas novas máquinas parecem infinitas. Aqui em São Paulo, barras para protocolos de implantes já podem ser feitas sob medida por uma grande empresa de implantes.

Será que teremos uma impressora dessas em nossos consultórios, para impressão de dentes artificiais? Os pacientes chegam, são moldados, vazamos o gesso, uma máquina escaneia os preparos e “imprime” os dentes no material desejado, na hora? Parece que o futuro chegou de verdade e só devemos ter um pouco de paciência para esperar essas máquinas baratearem e aguardar alguns anos de estudos científicos sobre elas e seus usos na odontologia.

Veja abaixo, um vídeo da impressora funcionando. O cara usa a máquina para a arte, imprimindo um crânio baseado em uma tomografia para ter um busto idêntico ou modelo, em tamanho real. 

[youtube]8eBQSG5qZCo[/youtube]

Notícia da senhora de 83 anos que recebeu a mandíbula acima – AQUI

Notícia sobre ossos sendo impressos – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto