Uma ótima notícia não só para dentistas, como para os pacientes. Os dentistas estão conquistando seu espaço dentro das UTIs e isso vai ajudar a salvar muitas vidas.

Dentistas na UTI

Fonte da Imagem – http://www.amib.org.br/detalhe/noticia/sotise-cria-departamento-de-odontologia/

Um dos lugares mais sujos do nosso corpo é a boca. Claro. São milhares de espécies diferentes de bactérias. Algumas boas que nos ajudam, outras maléficas que nos prejudicam. Isso já é sabido por todos, mas o dentista demorou para ter seu lugar dentro das UTIs em Hospitais. O paciente de UTI precisa ter um controle da sua higiene oral. Como estes pacientes, geralmente, estão em estados muito graves, eles precisam que outra pessoa controle sua higiene oral e evite mais infecções e problemas que possam piorar seu estado de saúde delicado ou até levá-los à morte.

Como é que pode ser tão difícil a entrada do dentista neste ambiente que precisa de tanto cuidado? Imagina a boca de uma pessoa doente e internada, cheia de bactérias. Agora imagine que ela precise ser intubada. O tubo esbarra na boca, nos dentes, na língua e leva todos esses bichos para dentro do corpo do doente. É simples e fácil de entender, mas está sendo difícil encaixar o dentista nas UTIs. Tanto que em vários estados, isso vem como uma obrigação via projetos de lei. Será que não seria mais sensato que os próprios Hospitais já contratassem os dentistas sem serem obrigados por lei?

Leia os estudos abaixo, para poder entender melhor as altas taxas de morbidade advindas de problemas bucais nas UTIs:

A Importância da Atuação Odontológica em Pacientes Internados em Unidade de Terapia Intensiva

Pneumonia nosocomial: importância do microambiente oral

Notícia no site do CFO – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto