Uma curiosidade, vista em notícia de hoje nos sites de Portugal. Aqui no Brasil temos o programa Brasil Sorridente que está em curso há alguns anos, inserido nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Portugal, o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), trabalha com os chamados “Cheques- Dentista”, que voltarão a ser emitidos neste ano de 2013.

A verba prevista para o programa neste ano é de 16 milhões de Euros e o Programa abrange três grupos populacionais – Crianças e jovens, Grávidas e Idosos. Esse serviço estava suspenso há dois meses, mas volta agora com força total para esta parcela da população. Há uma extensão dos cheques dada para pessoas portadoras de HIV também. 

Diferente do Programa Brasil Sorridente que é nacional e abre as portas para toda a população na atenção básica e em alguns lugares nos tratamentos nos Centro de Especialidade Odontológica (CEOs), este Programa de Portugal foca nesta população específica. Em 2012, o programa ajudou cerca de 400.000 pessoas, sendo 2/3 de crianças e jovens (de 7, 10 e 13 anos). Pelo que as notícias dizem, cada cheque tem o valor de 40,00 Euros. Idosos podem usar até dois cheques por ano e grávidas até 3 por gravidez. 

Pelo que entendi lendo várias reportagens, os cheques são como uma ajuda de custo para tratamentos dentários na atenção básica. Implantes e clareamentos dentais, tratamentos mais caros do que os da atenção básica, ficam de fora, sendo que os cheques são limitados. O cidadão passa em clínicas credenciadas e paga com este cheque dado pelo governo. 

Link da notícia – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto