Biodecodificador Dental. O que é isso? Impressionante como o assunto acabou tomando corpo. Ele ganhou todos meus grupos de Facebook e Whatsapp formados por dentistas. Todo mundo quer entender o que seria a tal da Biodecodificação dental. Um panfleto virtual de uma palestra que será realizada no dia 10/05/2018 viralizou pela internet e causou muitas dúvidas e piadas.

O brasileiro é por si só divertido e gozador. Está em nosso DNA tirar sarro dos outros e de nós mesmos (será que isso veio dos nossos antepassados?). Basta reparar na enxurrada de memes que recebemos diariamente em nossos smartphones sobre os acontecimentos recentes na política e no mundo das celebridades. Com esse lance de Biodecodificação Dental não foi diferente. A palestra “Odontologia Sistêmica – Um olhar transgeracional e da Biodecodificação Dental” causou inúmeras manifestações e discussões nas redes sociais e fora delas.    

Segundo seus adeptos, a Biodecodificação Dental trata “da leitura da mensagem secreta dos dentes, acessando através de uma radiografia panorâmica os conflitos emocionais vividos, as heranças transgeracionais, compreender o nosso relacionamento, principalmente com o sexo oposto, tendo como objetivo algo ainda mais nobre do que o simples fato de viver melhor: realizar nossa união interior, reencontrar a autenticidade, a integralidade de ser e se livrar das repetições que nos prendem. Acessar o sentido da vida, o projeto da nossa alma. A decodificação dental é uma chave para compreender e ajustar relações humanas, é um aprendizado da verdadeira responsabilidade individual e uma promessa verdadeira de vida.” (recebi esse texto em formato de imagem com foto e nome de um dentista com os dizeres “Biodecodificador Dental” embaixo do texto. Em nota, a ABO-SC diz que isso foi um erro no e-flyer que não foi corrigido há tempo.)

Confesso que da primeira vez que li o texto acima percebi que isso poderia ser algo que mais se aproxima de uma religião do que da ciência. O uso de termos como “mensagem secreta dos dentes”, “sentido da vida” e “projeto da alma” me dão esta impressão. Curioso, fui dar um mergulho no Google para tentar entender melhor o que seria essa “técnica” ou “leitura” ou “abordagem” ou “corrente de atuação profissional”. Pelo que entendi lendo comentários em meu Instagram e sites na Internet, isso seria uma “nova” visão ou abordagem com os pacientes. Algo que enxergaria o paciente como um todo incluindo o que trazemos em nossos genes, vindos dos nossos ancestrais, que teria um dos pilares a afirmação de que todas as doenças são originadas por um bio-choque, misturado com algo chamado Psicogeneanologia e ainda a Psiconeurodontologia. Complexo e na visão da evidência científica da odontologia, errôneo. “Mambo jambo” seria uma boa explicação, usando um termo inglês conhecido. 

Seria uma evolução da Biocibernética Bucal? Mas esse pessoal não tem uns nomes mais simples para essas abordagens???

Como cirurgião dentista, sou um ser da ciência, racional e cético. Para chegar aos diagnósticos dos problemas dos meus pacientes, me baseio em todo conhecimento acumulado que tenha evidência científica, junto com minha experiência clínica do dia a dia. Pelo pouco que entendi dessa abordagem, um problema dental poderia ser algum trauma psicológico de algum antepassado do meu paciente que ele carrega nos genes? Peço desculpas aos adeptos dessa “nova visão”, mas na minha concepção ela não se encaixa dentro de uma ciência. Ela é muito esotérica. Nada contra a espiritualidade e as crenças de cada pessoa, mas não podemos resolver problemas dentais do dia a dia dessa maneira. De que me adianta saber que raízes fusionadas são indicativos de um ancestral que sofreu exílio? E de posse dessa informação, o que eu faço com um dente que tem raiz fusionada? Aonde está a evidência disso? 

Algumas pessoas acabaram dizendo que “se é possível ver tudo isso em uma radiografia panorâmica, o que não seria possível enxergar em uma tomografia” ou ainda sugeriram abordagens como “leitura de ranhuras palatinas” ou “jogar dentes”, fazendo menção ao Jogo de Búzios, onde as conchas trazem mensagens dos Orixás. Gracejos à parte,  não tenho a cabeça fechada para novidades e novas abordagens, porém a Biodecodificação Dental não serve para mim. Outros relatos em comentários nas redes sociais sugerem que isso seria uma anomalia de tempos de saturação do mercado e críticos mais ferrenhos citam o charlatanismo.

Os adeptos agora afirmam que a tal Biodecodificação Dental não é uma especialidade odontológica, nem uma terapia e nem método de tratamento. Então para que serve? A palestra seria apenas uma abertura a novos olhares. O jeito como a abordagem é encarada parece bastante com correntes da medicina alternativa. Por causa das imagens que circularam já viramos piada entre outros profissionais da área da saúde. E aí? O que você acha de tudo isso? Deixe seu comentário abaixo!

Quem quiser ler mais sobre, vá ao meu Instagram – DICASODONTO – e procure o post da imagem acima. Leiam os comentários e tirem suas próprias conclusões.

Me lembrei um pouco deste artigo antigo aqui do Blog – Aftas, Médico Italiano e a Cura do Câncer

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto