O mercado cria algumas coisas curiosas de vez em quando. Essa história das lentes de contato dentais e mesmo a Bichectomia – cirurgia de diminuição de bochecha são os exemplos mais recentes. Pacientes chegam aos nossos consultórios pedindo por procedimentos que tem indicações extremamente específicas. Lentes de contato não são para todo mundo, infelizmente. O fato disso trazer o paciente para dentro dos consultórios é ótimo, mas sua expectativa deve ser trabalhada e não aceita cegamente.

As lentes de contato dentais são soluções fantásticas e ficam bastante naturais quando bem indicadas e bem feitas. O que acontece é que sua indicação é restrita. Não vejo problema nenhum em pacientes procurarem o dentista para fazer as tais lentes, mas nem sempre é possível e nem sempre eles aceitam outras opções oferecidas. A lavagem cerebral das redes sociais e das celebridades é tamanha que o paciente quer as lentes, mesmo sem precisar. Tanto que não é raro ver os indivíduos que vão pulando de dentista em dentista até que achem um que faça sua vontade. Criar a demanda via postagens em redes sociais é sensacional. Porém, podíamos criar uma demanda baseada mais em saúde e não tão só em estética.

No primeiro parágrafo citei a Bichectomia que tem indicação super restrita. Percebemos que há alguns meses uma geração de dentistas estava se autodenominando “bichectomistas” – dentistas que fazem apenas esse procedimento. Podem perceber que a moda meio que passou. Hoje vemos por aí os vendedores de lente. Deveria ser um trabalho na consciência de toda população e gerar demanda daquilo que todo mundo precisa fazer no dentista para ter saúde bucal e qualidade de vida. Outro detalhe: não é todo mundo que pode pagar por um tratamento desses.

Doutor, posso fazer lentes?

Depende. Um dente íntegro, sem restaurações, mas escurecido pode receber lentes, mas às vezes elas são tão finas que não vão conseguir esconder a cor escura do dente. Entenda: lentes de contato dental tem indicações muito específicas e nem tudo que a gente vê por aí na Internet (principalmente no Instagram) é lente de contato dental real. A propaganda ostensiva acaba por chamar facetas e até coroas de lente. Para ficar claríssimo: lentes de contato são fragmentos de cerâmica com até 0,5 mm de espessura. Acima disso, são facetas. Eu sei que o nome – se são facetas ou lentes – nem interessa muito ao paciente. Ele quer um sorriso harmônico de dentes brancos. Apenas faço essa distinção para que as pessoas não comprem gato por lebre.  

Na verdade, as lentes de contato dentais são alternativas de tratamento que o dentista lança mão. Não adianta o paciente querer, se não tem indicação, se não tem a estrutura de dente, ou o espaço para fazer. As lentes são apenas um tipo específico de prótese que pode ser escolhido, dentre vários outros que também ficam bonitos e funcionam bem quando bem feitos e principalmente quando bem indicados. Em alguns casos, até um clareamento dental resolve o problema do sorriso escurecido e melhor: não desgasta dentes.

E o paciente precisa saber: assim que seus dentes são desgastados não tem volta. O que não pode é negligenciar outros tratamentos em detrimento das lentes. Ainda assim, cáries e problemas gengivais precisam ser resolvidos antes das lentes. As lentes definitivas vêm sempre por último. Tudo fica ainda muito mais bonito quando é individualizado. Não vamos ser responsáveis por criar uma “geração Mentex”, de dentes brancos parede, redondos e todos iguaizinhos, não é?

E se concordar ou discordar, deixe seu comentário abaixo. Aqui sua opinião é respeitada!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto