Estamos rodeados de alimentos açucarados. Você tem noção de quanto açúcar tem nos alimentos industrializados que você consome? Você sabe que o açúcar, ou sacarose, é um dos maiores responsáveis pelas tão temidas cáries dentais. Na própria descrição da doença cárie, se usa o termo “sacarose dependente”, isto é, o buraco no seu dente que pode virar tratamento de canal ou pode ainda levar a perda dental como última consequência, só vai acontecer se você ingerir açúcar. E você sabe quanto açúcar você consume?

O açúcar já é considerado um vilão moderno. Não só para problemas bucais, mas para problemas de saúde geral. Lá em 2013 o Blog Dicas Odonto abordou esse assunto NESTE ARTIGO AQUI. A sacarose tem produzido uma geração de obesos que de tão gordos recorrem a carrinhos motorizados para poderem se locomover, algo muito comum nos Estados Unidos. Já é provado que o açúcar causa dependência como se fosse uma droga quando consumido em excesso e isso acende um alerta vermelho para as mamães e papais: controlem o consumo de açúcar das crianças. O consumo ocasional como uma sobremesa após as refeições não é problema. A alta frequência de consumo pode se tornar um grande problema.   

Uma explosão de açúcar!

A gente sabe que sorvetes, chocolates, balas e outras coisas gostosas contêm açúcar em sua composição. O problema está no açúcar oculto.

Muitas vezes a gente não tem ideia de quanto açúcar consome porque ele está escondido nos produtos industrializados do nosso dia a dia. Quem aí fica lendo a quantidade de Carboidratos dos rótulos de tudo que come? Balas, chicletes, sucos de caixinha, chás, pães, refrigerantes, paçoca, iogurte, catchup, bolachas, molho de tomate, achocolatado em pó, entre outros. Geralmente são aqueles produtos que ficam ali perto do caixa nas padarias e nos supermercados, aqueles que você fica olhando e fazendo força para não comprar enquanto espera na fila. Na nossa cabeça parece que beber um chá é mais saudável que beber um refrigerante, certo? Errado! Um chá ou mesmo um suco desses de caixa – produtos que se vendem como alternativas saudáveis e naturais – tem quase a mesma quantidade ou até mais açúcar que os refrigerantes (a não ser os que são “Zero” ou “diet”, obviamente). Sempre procure ler a quantidade de Carboidratos nos rótulos. Mesmo biscoitos integrais com cereais, produtos que aparentemente não seriam tão açucarados como as bolachas recheadas, têm muito, mas muito açúcar em sua composição. 

Essa é aquela que você come umas 10 na festinha?

A Dra. Micaela do Instagram @odontopediatria_cientifica, professora e especialista em Odontopediatria, nos enviou algumas fotos bem didáticas sobre a quantidade de açúcar em alguns alimentos que consumimos com frequência. Algumas fotos dessa postagem (aula ministrada pelo Dr. Jaime Cury) ilustram a quantidade de açúcar presente em alguns produtos. Sim, um pouco assustador, você não acha?

90% de açúcar? Caraca!!!

O consumo controlado, após as refeições, ou em festas ou ainda aos finais de semana não é visto com maus olhos, até porque ninguém é de ferro e um docinho de vez em quando é bem vindo. O que não pode é perder o controle e consumir desenfreadamente ou trocar refeições por doces ou salgadinhos. Consulte sempre seu dentista, mesmo quando não tiver com dor nenhuma, para que as consultas sejam sempre baseadas em prevenção. Sai mais barato, demora menos e não dói nada!

Gelatina de dentadura – O doce que prevê o futuro!

Apenas para deixar bem claro e os(as) Nutricionistas não brigarem com a gente – a nossa recomendação é que se tenha uma alimentação balanceada. O corpo precisa também de Carboidratos. A preocupação do dentista é em relação a frequência de consumo e às vezes o total desconhecimento das pessoas sobre o tanto de açúcar que estão ingerindo. Consulte sempre um(a) Nutricionista para orientar sobre a melhor dieta que você pode fazer, levando em conta seus objetivos de vida e particularidades. 

Mais algumas imagens comparativas que vão deixar você de cabelo em pé – AQUI

Artigo relacionado – Buzzfeed

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto