Quando, nós, dentistas, falamos que cada dente da sua boca é importante, não é porque amamos os dentinhos ou porque queremos encher o bolso com tratamentos de canal e restaurações. Cada dente tem a sua função específica e colabora para a harmonia da mordida. Menos o dente do siso, que quando não tem lugar na boca, só atrapalha e deve ser extraído.

Podemos extrapolar um pouco e imaginar que você chega no médico, com o dedinho do pé quebrado e você fala: “Pode arrancar, doutor, tá quebrado, tá podre, não serve mais para nada”. Se você arrancar seu dedinho do pé, as consequências serão sentidas em todo o corpo, obviamente. Você vai dar uma mancada para andar, vai ter que compensar com a outra perna e com a coluna, não vai poder praticar certos esportes e vai andar todo torto. Isso comprometeria toda a harmonia do seu corpo.

Com os dentes, acontece o mesmo. Claro, se o dente estiver perdido, vai ser necessário fazer a extração, porém, o mais importante é planejar o que vai ser colocado no lugar dele. Em muitos lugares que trabalhei, os pacientes pedem para extrair, pois não querem fazer canal, porque dizem que dói e que é muito caro.

Deve-se colocar na balança as vantagens e desvantagens de um tratamento. Para cada caso existe mais de uma solução, geralmente. O prognóstico é muito importante nesses casos. Quanto vai durar, se eu fizer o canal deste dente? Quanto vai durar se eu extrair e colocar um implante? Lembre-se que implante, também não é eterno e você deve sempre passar por consultas de manutenção.

Vejam esse caso extremo de um paciente que extraiu os dentes de baixo, no lado direito e ficou mais de dez anos sem ir ao dentista:

Para quem não é dentista, veja ali nos dentes de cima: Bem no centro da foto é o canino, ao lado, para esquerda, ele perdeu o 1º pré-molar e os dentes 2º pré-molar e molares desceram até a gengiva de baixo. Isso chama-se extrusão dentária. Por não ter nenhum dente embaixo por muito tempo, os dentes de cima “desceram” até a arcada de baixo.

Esse é um caso extremo, em que o paciente não tinha condições de tratar e ilustra muito bem o que acontece quando dentes são extraídos e não colocamos nada no lugar. A boca dele está um caos completo e esses dentes estavam doendo quando ele chegou no atendimento de urgência.

Percebam a linha vermelha – a linha da gengiva da parte de baixo. os dentes estavam encostando ali já. Se de algum modo, ele tivesse conseguido manter os dentes de baixo, ele não perderia todos esses de cima, deste lado.

Sempre converse com o seu dentista e veja todas opções de tratamento. Ficar sem um dente apenas, pode causar um estrago gigantesco em toda a boca.

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto