Uma ótima discussão em um grupo de Facebook, super produtiva, trouxe vários olhares para aqueles que estão terminando a faculdade e logo terão que lidar com o mercado odontológico. Ou ainda para aqueles que se formaram no último ano e ainda não conseguiram se estabelecer. Infelizmente, não existe uma receita de bolo pronta que resolva todas as dúvidas de quem acaba de se formar e de maneira assustadora acorda de ressaca de uma festa de formatura e percebe que está desempregado.

  • Utilize sua energia

Aproveite que você é novo(a), empolgado(a) e está com muitos conhecimentos frescos na cabeça. Aparentemente, você não possui vícios profissionais e está cheio de gás para correr atrás dos seus objetivos. Porém, não desperdice essa energia trabalhando em um ambiente porco e sujo, que force você a ser anti-ético. Não aceite condições ruins de trabalho como porcentagens abaixo de 35 ou 40%, falta de material, não se acostume mal trabalhando errado para “pegar mão”. Pode ser difícil e muitas vezes somos iludidos com altos ganhos com muito giro de pacientes. Ninguém, eu repito, NINGUÉM faz um trabalho bem feito com Odontologia com pouco tempo de consulta. Não vá estragar sua linda coluna nos primeiros anos de trabalho.

  • Quando fazer especialização?

Isso é algo muito pessoal. Alguém vai te ajudar a pagar uma especialização logo após o término da faculdade? Aproveite! Eu prefiro sugerir que você trabalhe fazendo de tudo durante 1 ou 2 anos, como clínico geral, para descobrir o que você realmente gosta, se você ainda não descobriu durante a graduação. Eu mesmo demorei muito para me especializar e me arrependo um pouco. Fui me especializar em Periodontia depois de 6 anos de formado, após “testar” várias especialidades em atualizações e cursos rápidos. Na minha época era ais fácil escolher um curso – aqui em São Paulo, eu tinha em mente a minha faculdade (no meu caso, a UNIP), a FUNDECTO da USP, a APCD, a ABENO e a ABO. Hoje em dia tem tanto curso (até porque hoje “todo mundo” é professor), que a gente fica meio perdido. É complicado escolher onde a gente vai investir.

Uma dica de ouro: pesquise o currículo Lattes dos professores dos cursos. Nem todo famosinho de Instagram tem um curso baseado em ciência que vai te dar uma boa base para você ser um profissional diferenciado 

Fato é que depois da especialização eu virei outro dentista. Melhor, mais seguro e com a cabeça mais aberta. Na faculdade temos uma visão da Odontologia, mas em uma boa especialização você tem os horizontes abertos para um mundo maior ainda. Uma pena que o curso que eu fiz não existe mais, com o Professor Francisco Bueno de Moraes e equipe, na ABENO.

  • Quando vou começar a ganhar dinheiro? Vou ficar rico?

Tomara que logo! Algo que muita gente talvez não entenda: demora para ganhar dinheiro com Odontologia. Não é da noite para o dia. É um trabalho de formiguinha. Demora para formar a carteira de pacientes. Digo isso como um dentista que se fez do zero. Ter parentes na área e consultório pronto para trabalhar é um alento, mas também não é fácil. Existe uma curva de aprendizado – como cobrar, quanto cobrar, resolver problemas do dia a dia, encaixe de pacientes, trabalhar aos sábados, compra de material, gastos com impostos, taxas, regularizações, água, luz, Internet, telefone, pagar u programa de gerenciamento para seu consultório. Seja realista. Poucos ficarão ricos sendo dentistas. Organize-se e tente não afundar em trabalho. Defina horários. Faça esporte e deixe tempo livre para o lazer. De que adianta trabalhar 12, 14 horas por dia, se não sobra tempo para você gastar seu dinheiro com as coisas que você realmente gosta?

  • Fazer mestrado?

Muita gente não faz ideia, mas mestrado é para quem tem foco no mundo acadêmico, isto é, se você quer ser professor, aí deve fazer mestrado. Fazer por fazer? Para dizer que tem título de mestre? Faça uma especialização, nesse caso. Eu indico muito que você faça uma especialização porque hoje a Odontologia está cada vez mais segmentada e muitos locais onde você pode arranjar um emprego fixo (seja prefeitura, estado, forças armadas, ou empresas privadas) vão exigir uma especialização.  

  • Algumas impressões que gostei do Grupo de Facebook

“Depois da graduação mudo mutio a nossa visão na vida fora da faculdade… eu esperei um pouco para decidir minha especilização. Vi o que realmente gostava ou não. Pegamos isso com o tempo.”

“Fuja para o norte do Brasil” – segunda estatísticas dos Conselhos profissionais, faltam dentistas na região norte do Brasil.

“… sugiro que você comece a trabalhar em um consultório que faça as coisas certas, com gente otimista que possa te ajudar, dispostas a ensinar e aprender com você.”

“Faça um curso de Gestão completo caso faça a opção de trabalhar de forma autônoma” – A gente bate muito a cabeça com a gestão. 

“Quando formei fui direto para a especialização e também trabalhando em alguns consultórios para pegar experiência. Nunca é bom ficar muito tempo parado.”

“Foco, determinação e não desista do seu sonho. Seja persistente.”

“Não escute pessimistas! Corra atrás, não desista! Trabalhe para os outros no começo, especialização e depois abra o seu! Pense grande!”

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto