A saga continua. A novela infinita do Sindicato que entra com ações trabalhistas contra os dentistas de São Paulo apresenta mais um capítulo. O mês de maio de 2018 traz aos cirurgiões dentistas mais cartas desses pedintes de dinheiro com informações desencontradas. Veja a carta abaixo.

PREVIOUSLY … ON THE SINDICATO DOS DENTISTAS – VEJA AQUI

O desespero dessas instituições é impressionante. Segundo algumas notícias recentes, os sindicatos perderam cerca de 80% de sua arredação após a reforma trabalhista. Vivemos tempos turbulentos com essa insegurança jurídica com medo dessa nova lei “não pegar” – como já “não pegou” em alguns lugares. Tenho conhecimento de colegas que trabalham em prefeituras que tiveram descontados de seus salários o imposto sindical neste ano, sem a sua autorização. Isso é ilegal! Outros sites de noticias afirmam que segundo alguns juristas, a Reforma Trabalhista só estaria valendo para contratos firmados após 11 de novembro de 2017. Mesmo sendo lei, a Reforma ainda é assunto nebuloso.

Vem cá, se os Sindicatos fizessem realmente um trabalho digno de nota, você não pagaria sem reclamar?

Ano passado o Sindicato aqui de São Paulo foi “na canela” dos cirurgiões dentistas profissionais liberais. Promoveu inúmeras ações trabalhistas após notificações extra-judiciais cobrando os valores de 2017, somados a  cinco anos retroativos. Alguns poucos dentistas fizeram acordo, outros se negaram a pagar e em vários casos ficamos sabendo que o advogado do Sindicato nem deu as caras na audiência marcada. Uma verdadeira perda de tempo, um desrespeito e dor de cabeça para profissionais liberais que precisaram desmarcar horários de seus consultórios e contratar advogados para comparecer às audiências.

A carta acima é mais “paz e amor” que o processo trabalhista do ano passado. Eles se aproveitam de uma suposta confusão jurídica para ludibriar o dentista. “Pague até o fim de maio sem correções monetárias e sem juros”. Segundo alguns advogados que consultamos, essa carta é lambança do início ao fim. Como que eles podem considerar que uma assembléia feita por eles toma decisões acima da nova Lei Trabalhista? Os artigos 582 e 583 da CLT foram alterados: o desconto da contribuição sindical só poderá ser realizado mediante prévia e expressa autorização do trabalhador, qualquer que seja ele, emprego ou não. Portanto, ele é facultativo. Paga quem quer e quem acha que os R$ 169,00 cobrados anualmente estarão sendo bem investidos. 

“Aposentadoria com 25 anos – só o SOESP tem”MENTIRA! A aposentadoria especial, com 25 anos de serviço não é uma exclusividade adquirida pelo Sindicato. Iremos abordar esse assunto em outro artigo, mas resumindo: o pedido de aposentadoria especial é feito através da justiça. O dentista que tiver interesse vai promover uma ação e o comprovante de pagamento do Sindicato seria apenas mais uma prova de que o dentista trabalhou na área, estando exposto aos fatores que caracterizariam o aceite de pedido de aposentadoria antes da hora. Ninguém vai perder a chance de pedir aposentadoria com 25 anos. Balela atrás de balela.

Os Sindicatos precisam se modernizar antes de tudo. No mundo de hoje, as pessoas são atualizadas e informadas. Esse tipo de abordagem mentirosa não cola mais. Eles poderiam reiniciar. Mostrar o que verdadeiramente trouxeram de positivo para a classe Odontológica, focando nos benefícios reais (não nos inventados). Nosso piso salarial é uma vergonha. A equiparação salarial com outras áreas da saúde propagandeada nunca sai do papel e o processo de inserção do dentista nas UTIs é moroso. Aguardamos cenas dos próximos capítulos! 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto