Quando que custa um implante dentário? 500 mangos? 1.000,00 Talkeys? R$ 5.ooo,00? R$ 15.000,00? A melhor resposta para a pergunta do título é DEPENDE. Leia o texto abaixo e entenda porque.

No final do ano de 2019 vimos um vídeo circulando pelo Whatsapp e redes sociais de um dentista precificando o implante, dizendo que tinha chegado a um preço fixo para uma cirurgia de implante para o Brasil inteiro. O valor “justo” segundo ele seria de R$ 549,00. Ele não explicou como chegou a esse número mágico. Também não explicou qual a marca do implante e quais componentes seriam utilizados. Não disse quanto custaria a prótese, isto é, o dente propriamente dito – o que realmente importa para o paciente. E aí? Vou explicar porque é impossível você precificar algo como um implante dentário para os outros.

Primeiro, um parágrafo sobre cálculo de custos fixos e hora clínica

Cada dentista sabe quanto custa seu consultório. Sua hora clínica tem um custo fixo, geralmente. Você pega todos os custos fixos mensais (os custos anuais como o CRO, por exemplo, você deve dividir por 12 e incluir nessa conta também) que você tem no consultório, joga numa planilha e divide pelas horas que você atende no mês. Esse é seu custo da sua hora clínica e isso vai variar muito de dentista para dentista, mesmo dentro de uma mesmo bairro. Tem dentista que é dono do imóvel onde trabalha, então não paga aluguel, por exemplo. Ele, provavelmente, pode ter custos fixos mais baixos e se quiser, pode repassar isso aos pacientes, tendo um preço mais acessível.

Vamos fazer uma analogia

Vamos lá? Imagine comigo que você vai precisar trocar o piso do seu apartamento. Vamos fazer esta comparação para ficar mais fácil o entendimento em relação aos implantes dentários. É fácil responder a pergunta: “Quanto custa trocar o piso do seu apartamento?” Pense. Não, né? Porque depende de muitos fatores. Qual piso você vai usar? Onde você vai comprar? Quantos metros quadrados de piso? Quanto vai custar a mão de obra? Quais outros materiais você vai precisar comprar? Como você vai fazer? Você vai chamar um empreiteiro, ou arquiteto, ou alguém que entenda do assunto e fazer um orçamento. Você pode, inclusive, fazer mais de um orçamento e NUNCA você vai conseguir dizer que esse preço dado para você servirá para outros apartamentos ou outros profissionais ou utilizando outros pisos. Se você colocar um piso mais simples vai sair mais barato do que um piso mais elaborado.

Com o implante dentário é exatamente a mesma coisa. O implante depende de muitos fatores também. Qual marca de implante você vai utilizar? Vai usar quais componentes? Quantos implantes serão? Saiba que muitas vezes implantes não se substituem dente por dente. Em um espaço onde você perdeu três dentes, pode ser que caibam apenas dois implantes. Quanto vai custar a mão de obra? Vai ter enxerto envolvido?Biomaterial? Quanto custa a hora clínica desse dentista? Quantos anos ele tem de experiência? Qual será o material da prótese? Quanto o laboratório vai cobrar daquele dentista? Isso é muito particular e específico.

O mercado nos proporciona mais de 20 marcas diferentes de implantes e componentes. Cada uma com seu preço e suas particularidades.

Por isso, que quando vemos um vídeo onde um dentista ousa precificar o implante dos outros, ele está sendo desleal com colegas e desonesto com seus pacientes/ouvintes/seguidores. Esse pode ser o preço dele. Isso eu não contesto. Ele pode cobrar quanto ele quiser. Porém, ele fala no vídeo que “uma cirurgia de implante não pode custar mais de R$ 549,00”. A cirurgia dele, ele tem como saber. A dos outros não. A gente não conhece os custos de cada um e quanto cada dentista escolhe ganhar por cada procedimento. Isso é muito pessoal, depende da região e de outros fatores como já mencionamos acima.

Enfim, esse é um tipo de marketing falido. Um tiro no pé. Procedimentos de saúde não deveriam ser procurados por preço. Claro que o preço é importante porque é um dos grandes pilares da sua decisão por fazer ou não fazer. Entretanto, começar a procurar baseado apenas no preço não é legal. Não é porque eu sou dentista que escrevo isso. Na verdade, isso vale para qualquer serviço que você esteja procurando. Pode perceber. Aquele que anuncia muito baseado em preço – algo que é até proibido pelo nosso código de ética odontológico – não tem outros chamarizes. Um bom anúncio é baseado em qualidade de serviço, apresentação do seu trabalho, no seu currículo, nos seus casos clínicos realizados e pacientes satisfeitos. Por isso, eu ainda acredito que a nossa maio propaganda é o boca a boca. Mesmo em tempos de internet. Quando alguém recebe um bom serviço e propaga isso, as indicações vêm naturalmente.

Um Abraço,

Luiz Rodolfo

Equipe Dicas Odonto