Uma dica aos dentistas que querem se tornar diferenciados. Nos últimos anos, com minha experiência com pacientes no dia a dia do consultório, em conversas com colegas e frequentando palestras e encontros de marketing voltadas para a área da Odontologia, percebi que estamos “vendendo” muita odontologia e deixando um pouco de lado os benefícios de oferecer aos pacientes saúde bucal.

sorriso 2

Como assim? Eu explico. Muita gente não percebe e usa errado as palavras “odontologia” e “saúde bucal”. São termos que se encontram, é claro, mas com grandes diferenças. Odontologia é o que os dentistas exercem. Saúde bucal é o resultado do bom uso da Odontologia. Digamos que a Odontologia é o meio para se alcançar a excelência em saúde bucal. E o que será que os pacientes buscam quando sentam nas cadeiras dos dentistas? Odontologia? Ou saúde bucal?

Pacientes buscam saúde bucal. Eles querem um dente perdido de volta, dentes mais brancos, dentes limpos, eles não querem sentir dor de dente. Escrevendo desse modo tudo isso parece muito óbvio, mas os conceitos são misturados na hora em que vamos vender um tratamento para os pacientes e é aí que pode estar a diferença entre o dentista que conquista o paciente e aquele que “perde” o paciente para um outro profissional. 

Sorriso

Mais uma vez, voltamos ao básico e devemos repensar com carinho as nossas consultas iniciais. Ela deve ser esclarecedora, com muita conversa e muita explicação do dentista e do paciente. Com a anamnese em mãos, essa conversa inicial é o primeiro vínculo estabelecido. É a hora de conhecer seu paciente e ver o que ele busca. É hora de alinhar suas expectativas. Se o paciente sentou na sua cadeira apenas para “obturar” um dente quebrado e você percebe que ele tem outros problemas além deste, essa é a hora de esclarecer sobre todos os problemas de saúde bucal que você, dentista, detectou na boca dele. É uma obrigação do dentista. Por isso é preciso tempo, anamnese bem preenchida e exames complementares. 

O paciente também precisa entender que não estamos “empurrando” tratamentos desnecessários. Mais um motivo para você cobrar pela sua consulta inicial, pois ela é a mais importante de todas. Ela é a base do seu plano de tratamento e de tudo que vai acontecer na boca do paciente dali para frente. 

Nesta hora que é preciso valorizar o nosso trabalho como dentistas e vender: sorrisos estéticos, qualidade de vida, mastigação, ausência de dor e desconforto. O paciente quer seu dente de volta. Devemos sair um pouco do nosso mundo bitolado e parar de vender “canal”, restauração e limpeza. Faz parte do nosso trabalho também fazer com que o paciente entenda a importância da falta de um único dente na boca. 

sorriso 3

Os termos técnicos da Odontologia podem ficar um pouco de lado nesta conversa. É claro que todos procedimentos devem ser explicados em detalhes. Nossos pacientes são exigentes e curiosos, mas nosso objetivo é fazer o paciente entender os benefícios que aquele dinheiro investido no dentista vai trazer – um sorriso sem vergonha, uma boa aparência para uma entrevista de emprego, por exemplo, sair bonito numa foto, a possibilidade de ir a uma churrascaria sem medo de mastigar, arranjar uma namorada, beijar sem mau hálito, etc. Isso acaba gerando um maior entendimento do paciente na hora de investir o dinheiro dele com você, dentista. Pense nisso! 

Tem alguma experiência para nos contar? Algum comentário? Concorda? Discorda? Conte-nos aí embaixo nos comentários!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto