Nesta última sexta feira, dia 11/04/2014, um casal que exercia a odontologia ilegalmente foi preso em Goiás. Segundo informações da polícia, eles atuavam há mais de 30 anos no local, em condições de higiene precárias. Os falsos dentistas estão à solta!

Imaginem só. Trinta anos enganando as pessoas. Trinta anos brincando com a saúde alheia A pena pode chegar a apenas 2 anos de reclusão. Quantos será que saíram dali com Hepatite B? Com outras doenças bucais sem resolução? Com HIV? Quantos dentes condenados por erros de diagnóstico? Impossível saber. O dano é inimaginável. Ainda mais porque a polícia encontrou prontuários de pacientes que passaram por ali para fazerem de tudo, incluindo extrações dentárias e “limpezas”. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, todas as medicações que o dentista precisa comprar para usar me seu consultório são rigidamente controladas. Por que aqui no Brasil, qualquer pessoa pode fazer compras de produtos que apenas o dentista deveria ter acesso? Nesse quesito, o Brasil ainda é “terra de ninguém”. 

Resina em potes de plástico em cima da estufa??? Vai derreter tudo!!!!

Muito cuidado, pacientes. Dicas para você não cair em ciladas como esta:

– Verifique a higiene do consultório. Recepção, banheiro e consultório devem estar bem limpos. As paredes sem vazamentos ou partes mofadas. 

– Dentistas costumam esquecer que os pacientes não entendem a linguagem técnica deles, e às vezes “falam difícil”. Perceba também a segurança do profissional ao explicar procedimentos que ele vai realizar na sua boca.

– Se houver dúvida, veja se seu dentista tem o número de CRO (Conselho Regional de Odontologia). Todos dentistas devidamente registrados tem uma carteirinha com um número. 

– Preste atenção no carimbo. Assim como os médicos, dentistas também devem ter carimbo. Ali deve constar o nome completo do profissional e seu número de CRO. 

– Se você tiver dúvida, peça para ver como que a esterilização do material é feita. Hoje em dia, consultórios particulares trabalham com uma autoclave e não mais com estufa, como vimos no foto.

– Repare na organização. Medicamentos e materiais de uso odontológico não podem ficar expostos. Eles ficam em gavetas, protegidos. 

– Desconfie se o preço cobrado estiver muito barato. Basta ter um parâmetro de outras pessoas que passam em dentistas de verdade, para saber mais ou menos o preço de sua região.

Não se iluda. Tenho certeza que muitos pacientes que passavam com este casal de falsos dentistas sabiam que eles eram ilegais, mas passavam por causa da “amizade” e do baixo preço. Não caia nessas bobagens. O risco é muito alto para brincar assim com sua saúde e da sua família.

Veja o vídeo da reportagem completo – REPORTAGEM TV ANHANGUERA, G1 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto