Qual seria hoje, na sua opinião, o maior vilão para o bom andamento do mercado da Odontologia brasileira? Os convênios odontológicos? Os altos preços dos materiais e insumos que o dentista precisa para praticar Odontologia? A impossibilidade do dentista fazer propaganda? Propagandas enganosas de pastas de dente? Blogueiras de moda escovando o dente com carvão de churrasco? O excesso de profissionais no mercado? O número ainda crescente de faculdades de Odontologia?

Eu acredito que o maior problema da Odontologia brasileira atualmente seja o excesso de profissionais no mercado, despejado pelo grande número de faculdades de odontologia. Sem sombra de dúvida. O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo. Agora a faculdade do Dr. Pimpolho (personagem que faz propaganda dessa Faculdade no rádio) anuncia a abertura de um novo curso de Odontologia em seu campus em Campinas, no estado de São Paulo. Com vagas diurnas e noturnas. Um verdadeiro despropósito em um mercado maluco e lotado.

E de quem é a culpa disso?

Primeiro é de quem libera abertura de novos cursos, o MEC – Ministério de Educação e Cultura. O lobby dos donos de IES (Institutos de Ensino Superior) é violento e obviamente visa apenas e tão somente o lucro, sem se preocupar com a qualidade do ensino ou se tem dentistas demais ou de menos no mercado. Segundo é culpa de um Conselho Federal de Odontologia fraco, em frangalhos, que não apita nada nesses assuntos. Depois vem a fraqueza de nossas associações e sindicatos. Só no estado de São Paulo, são mais de 88.000 dentistas inscritos ativos, com uma proporção de 474 dentistas por habitante, segundo o CROSP neste link – AQUI

O Brasil precisaria de políticas públicas sérias e contratação de mais dentistas para atendimento nas UBSs, nos CEOs e nos hospitais com atuação nas UTIs. Com a bagunça institucional do país, esses projetos ficam parados enquanto que uma avalanche de dentistas é jogada no mercado. 

Acredito que essa é a origem de muitos problemas que enfrentamos no dia a dia como ter que trabalhar para convênios como mão de obra barata, postagens cada vez mais frequentes em redes sociais denegrindo a classe e desrespeitando o código de ética, propagandas enganosas, promoções em procedimentos, anúncio de preços, invenções de especialidades que não existem e maluquices como a Biodecodificação Dental e afins. 

A ACDC – Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas soltou uma Nota de Repúdio contra este novo curso de Odontologia aberto em Campinas – Leia AQUI. Recentemente, no final de 2016, vimos a APCD – Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas abrir uma nova faculdade em São Paulo (FAOA), também indo contra o que os dentistas esperam de uma associação que lute pelos interesses da classe em um mercado já saturado. Sem nota de repúdio de outras associações afiliadas à época, tornando-as coniventes com esta empreitada.  

Ficamos numa sinuca de bico. Precisamos de mais dentistas engajados, mais união e mais representatividade. O que realmente não precisamos é de mais faculdades pipocando por aí! Poxa, Dr. Pimpolho! 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto