Quem nunca reparou que ainda tem gente que após as refeições, coloca uma das mãos na frente da boca escondendo que está cutucando os dentes com um palito de madeira, no meio do restaurante? O ser humano usa apetrechos afiados para remover restos de alimentos dos dentes desde que se conhece por gente. Pelo menos é o que informam alguns estudiosos, baseados em marcas deixadas por estas peças em fósseis. Dizem que é o primeiro objeto usado pelo homem para higiene bucal. Qualquer objeto pontiagudo como espinhas de peixe, lascas de bambu ou pedaços finos de madeira servem para remover aquele resto indesejado de alimento dos dentes. Eles já foram fabricados em cobre, prata e ainda há um relato de uns dois séculos antes de Cristo, de um tirano que morreu porque seu escravo colocou veneno em seu palito.

Palito-de-dente

Hoje ele é feito de madeira ou plástico, industrializado, sua embalagem clássica aqui no Brasil até ganhou um famoso perfil de twitter a Gina Indelicada (Veja Aqui). Alguns vêm em embalagens individuais de papel, como um meio de diminuir o desperdício, aumentar a higiene do produto, ou ainda acabar com aquela brincadeirinha sacana que as pessoas faziam com o paliteiro, virando-o ao contrário e fazendo com que todos palitos caíssem quando o garçom fosse levantá-lo da mesa. 

E aí? O que os dentistas falam sobre o palito? O palito de dentes não é indicado pelos dentistas. Ele da a falsa sensação de limpeza. Sim, sabemos que ele remove pedaços de comida maiores, ou aquele teco de picanha do churrasco, mas ele não remove a placa bacteriana. Ele pode até ser usado em uma situação de urgência, mas ele não consegue substituir o fio dental. Além disso, sua forma pontiaguda e grosseira machuca as gengivas, gerando inflamação constante. 

palito-de-dente

Fonte da Imagem – http://www.multioral.com.br/nao-existe-palito-de-dente/

 

 

Pode perguntar por aí. Dentistas não gostam de palitos e convenhamos, é um hábito não muito bonito de se ver ao vivo. Uma opção para quem gosta de palito são os chamados palitos interdentais, feitos de plástico duro e em formado triangular ou piramidal, tentando imitar melhor a anatomia da região entre os dentes. Eles não são muito fáceis de encontrar no Brasil e não podem ser usados para substituir fio ou fita dental. Ele serve apenas para remover grandes restos alimentares. A placa bacteriana que vai causar gengivite, tártaro e ainda periodontite não é removida pelo palito.

Flossers Instagram Dicas Odonto

Estes aparatos tem um fio dental de um lado e do outro são mais afilados, servindo como um palito de plástico

O outro problema que os dentistas vêem no palito é o seguinte: você demora um tempo para palitar todos os espaços entre seus dentes e vai ter uma sensação falsa de limpeza da boca. Quem vai gastar tempo com palito, escova e fio dental? Melhor dispender este tempo para passar o fio dental que é mais eficaz na remoção da placa. Além disso, o palito pode virar um hábito nocivo se você fica mascando a madeira depois de usar, ou se fica deixando ele na boca, passando ele para um lado e para outro. 

 

E você? Usa palito ainda? Conte para a gente o que você acha dessa postagem abaixo, nos comentários.

 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto