A Dra. Roberta Suely trabalhou comigo durante algum tempo em uma clínica, na Zona Leste de São Paulo. Lá fiquei sabendo que ela estava começando a trabalhar com a Turma do Bem. Confiram a entrevista à seguir, que mostra como uma cirurgiã dentista conheceu e tomou gosto pelo trabalho na Turma do Bem. 

1) Qual é o seu trabalho, atualmente, junto à Turma do Bem?

Atuo como Dentista do Bem há 3 anos com a adoção de 3 jovens do projeto. Hoje sou Cordenadora Regional de Mogi das Cruzes do Projeto Dentista do Bem e também sou Tutora Presencial do curso de Auxiliar de Saúde Bucal que a Turma do Bem está oferecendo a 4 jovens do projeto aqui de Mogi das Cruzes.

2) Como e quando você conheceu a Turma do Bem?

Conheci no CIOSP de 2008, onde visitei o stand da Trident e me apaixonei pela Turma do Bem.

3) Trabalhar nos projetos da Turma do Bem atrapalha ou ajuda no seu trabalho como dentista no consultório?

Foi exatamente no projeto que me realizei por completo em minha carreira como dentista. Deu um real sentido na finalidade de um tratamento odontológico.

4) Como as pessoas podem ajudar a Turma do Bem? Todo mundo, inclusive os não dentistas podem ajudar?

A Turma do Bem é uma OSCIP que viabiliza tratamento odontológico gratuito a jovens carentes. Como é de interesse público qualquer um pode ajudar, por exemplo, a Trident tem uma campanha de camisetas, que ao compra-lás, você automaticamente ajuda a Turma do Bem. Porém, o tratamento nesses jovens é feito somente por Cirurgiões Dentistas. Tem também empresas que doam passagem de ônibus, vale alimentação, vestuários, tudo que possa contribuir para o conforto e bem estar desses jovens durante ou após o tratamento. Tenho amigas Fisioterapeutas e Fonoaudiólogas, que se mostraram dispostas a me ajudar quando houver necessidade, mas estas fariam somente como parceria, pois como eu disse, é um projeto voltado somente para a área Odontológica.

5) O que você ganha ajudando a Turma do Bem? Há alguma remuneração?

Eu ganho amigos, amor, luz, força e muitos sorrisos … O trabalho é totalmente voluntário, sem nenhuma remuneração material.

6) Qual conselho você daria para aqueles que querem ajudar de alguma maneira, mas tem dificuldade em arranjar tempo hábil para o trabalho com a Turma do Bem?

O conselho é que falta de tempo não é desculpa. Como o tratamento é feito em nossos próprios consultórios, o paciente do projeto é inserido na agenda normalmente como qualquer outro paciente. Temos a escolha de tratar 1 ou mais pacientes e depois ficamos responsáveis pela manutenção até este completar 18 anos. Posso te dizer com propriedade que estes pacientes levam mais pessoas para tratar com você, de modo que estes pagam as consultas, o que te favorece como profissional.

7) Desses 3 anos de dedicação, o que fica acumulado como experiência por este trabalho?

A experiência é que existem outros universos que desconhecemos e que com a nossa ajuda profissional são completamente mudados, ou melhor, transformados, com um simples gesto de compaixão de nossa parte. Com o ato rotineiro de nossos tratamentos odontológicos, devolvemos um futuro digno com um sorriso saudável, uma alegria que vem de dentro, que tira traumas e rompe barreiras. O cara a cara com outras realidades é que nos torna aptos em nossas missões. Essa é a minha missão, que cumprirei até o fim, com essa Turma de pessoas maravilhosas que tenho o prazer de conviver, às vezes pessoalmente, às vezes virtualmente, encabeçados por um dentista maluco – Dr. Fábio Bibancos – que um dia sonhou com esse projeto e hoje faz uma legião de seguidores por todo o mundo, pode-se assim dizer!


Roberta é Formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) – 1999, Especialista em Gestão no Serviço da Saúde tb pela UMC – 2009, Cordenadora Regional do Projeto Dentista do Bem em Mogi das Cruzes – SP e atua em Clínica Geral e Endodontia.

Contato – Consultório – Rua Alfredo Cardoso,n.04, Centro, Mogi das Cruzes – SP, Tel- (11) 4799.8800 e cel- (11) 7189.9933

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto