O Dr. Filipe Jaeger do Instagram @maxillofacialtips é cirurgião dentista Bucomaxilofacial e professor de Universidade. Recentemente, lançou um projeto social para ajudar a reinserção na sociedade de pacientes que ficaram com sequelas e deformidades faciais após tratamentos oncológicos. Uma maneira ímpar de valorizar a Odontologia, demonstrando que dentista não mexe apenas com buracos nos dentes. Leia a entrevista do Blog Dicas Odonto:


Dicas Odonto – De onde surgiu a ideia de criar o Instagram @maxillofacialtips e como foi ver ele crescer e se tornar a referência que é hoje?

Filipe Jaeger – A Maxillofacialtips (MFT) surgiu com o objetivo de estimular o interesse pela Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTMBF) através da divulgação de casos clínicos. Como docente, a minha ideia era infiltrar nas redes sociais, levando conhecimento fora da sala de aula, de forma acessível, 24 horas por dia. O crescimento foi assustador e exponencial. Acredito que a autenticidade da página e qualidade do conteúdo foram fundamentais para o engajamento.

 Dicas Odonto –  O público em geral ainda não conhece tanto esse lado da Odontologia praticada pelos especialistas em Traumatologia e Cirurgia Buco maxilo facial. Conte um pouco sobre como você escolheu seguir esse caminho.

Filipe Jaeger – A cirurgia sempre foi minha área de interesse. Orientado por grandes referências – Prof. Belini Maia e Prof. João Batista – ainda na graduação (4º período), comecei a acompanhar os serviços de CTBMF em grandes hospitais de Belo Horizonte. Desde então, me encontrei, apaixonei pela cirurgia e todas as grandes áreas relacionadas.

Dicas Odonto – Qual a importância de conteúdo odontológico relevante e de qualidade numa mídia social como o Instagram?

Filipe Jaeger – Hoje o alcance das redes sociais extrapolam todas as esferas. É fundamental que conteúdos de excelência sejam compartilhados com muita responsabilidade e embasamento científico. Hoje, as redes sociais tem o poder de inspirar as pessoas e isso é maravilhoso. Fico muito feliz em receber inúmeros contatos por semana, de pessoas de todas as partes do mundo, em diversos âmbitos (escolares, graduandos e profissionais), agradecendo o conteúdo inspirador. Essa inspiração tem o poder de guiar o futuro profissional das pessoas. O conteúdo de alto nível certamente elevará a profissão como um todo.

[youtube]6yi4K4tB0dE[/youtube]

 Dicas Odonto – Você está participando de um projeto muito bacana chamado “Cirurgião Amigo”. Pode nos contar como que ele funciona e como ele surgiu?

Filipe Jaeger – Diagnosticar câncer de boca é uma das maiores tristezas que sentimos e fazemos isso, invariavelmente todas as semanas. O SUS trata de forma adequada mas infelizmente não devolve os pacientes mutilados à sociedade. Muitos morrem isolados em casa ou pela própria condição psíquico-social. Com o crescimento e aumento da visibilidade da MFT, vimos a possibilidade de fazer algo maior pelas pessoas e criamos o projeto cirurgião amigo. Com a ajuda de parceiros (Compass3D, Life Imagem, Straumann, Hospital MaterDei e Professora Elizabeth Alfenas),  reabilitamos a face desses pacientes com implantes e próteses maxilofaciais, deixando-os “invisíveis”. A qualidade de vida dos pacientes é diretamente impactada. Levar dignidade a eles é a nossa missão. 

 Dicas Odonto – Sendo professor e cirurgião dentista, como você vê o mercado atual da Odontologia, o excesso de profissionais e o que você espera para o futuro da nossa profissão?

Filipe Jaeger – O mercado é promissor. Hoje, o profissional pode atuar em várias frentes, incluindo: grandes empresas, instituições de ensino, hospitais, ambientes de pesquisa e claro, no consultório/clínica. Estamos vivendo um momento de avanços tecnológicos e futurísticos. A população de uma maneira será beneficiada com os avanços da odontologia. 

Dr. Filipe Jaeger é Graduado em Odontologia pela PUC Minas, Especialista em CTBMF pela FHEMIG – PUC Minas, Mestre em Estomatologia – UFMG, Doutorando em Estomatologia – UFMG, Coordenador da Pós-Graduação em Cirurgia da PUC Minas, Professor de Cirurgia e de Anatomia de Cabeça e Pescoço do Centro Universitário Newton Paiva e Fundador e CEO da Maxillofacialtips

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto