Teorias da conspiração sempre existiram. Ainda mais hoje com as redes sociais. Seriam os Deuses astronautas alienígenas? Será que vivemos numa Matrix? Muita gente em pleno 2021 ainda afirma que a Terra é plana. Outros conspiradores ainda diziam que a vacina continha um chip 5G que serviria para controlar as pessoas (como se as redes sociais já não fizessem isso muito melhor). Mais recentemente, tive que me deparar com uma celebridade com milhões de seguidores falando em seu stories do Instagram que a utilização de flúor na água era um plano nazista de dominação de massas. Será mesmo?

É falsa a afirmação feita reiteradamente que a adição de flúor na água tem ou teve objetivo de manipulação de massas. Também é falsa a afirmação que o flúor foi utilizado na água pelos nazistas ou pelos comunistas.

 

“Eu nunca me deparei com nenhuma documentação ou informação crível que mostrasse que os nazistas utilizaram flúor nos campos de concentração” – Christopher Bryson, 2004, escritor do livro “The Fluoride Deception”

Definitivamente a humanidade parece viver ciclos repetitivos de pautas ou de posicionamentos, estando ora mais tolerante, ora mais extremista. Ademais, você encontra tudo que você quiser no Google. Antecipadamente, já vou te dizer logo de cara. Acima de tudo, NÃO HÁ REGISTRO de que o flúor tenha sido utilizado como arma química de manipulação de massas. Nem pelos nazistas na Alemanha e nem pelos comunistas na URSS.

Portanto, lenda urbana. Teoria da conspiração. Nesse sentido, segundo checagem de fatos de várias agências e segundo a especialista e historiadora alemã Patricia Heberer, não havia nem água encanada nos campos de concentração, muito menos tratamento dessa água com flúor. Contudo, na época da Guerra Fria, esse boato “mudou de lado”. Os comunistas passaram a ser os vilões que utilizariam flúor na água para sua dominação mental.

Essa história de uso de flúor pelos nazistas ou pelos comunistas faz parte da lista de teorias da conspiração da Wikipedia.

E hoje, qual é a teoria sobre o flúor? Atualmente, a grande voz que reverbera por aí é a de “influenciadores” que possuem milhões de seguidores e espalham suas crenças e impropérios quando vão falar de saúde bucal ou geral. Ou seja, já tivemos grandes nomes espalhando grandes bobagens pelas redes. No fim das contas, isso interfere no nosso trabalho como cirurgiões dentistas. Precisamos vez que outra ficar desmistificando os mesmos mitos. Além disso, são apresentados como ondas repetitivas de uma busca mal feita no Google. Ou ainda, fake news que espalham de orelha em orelha pelas famosas “tias do zap”.

Há algum tempo, a teria da conspiração em voga era sobre estudo de Harvard, o flúor e o Q.I. de crianças – leia mais AQUI

A fluoretação da água é considerada uma das grandes vitórias da saúde e vem sendo aplicada desde os anos 1950. Devemos estar sempre vigilantes quanto ao acompanhamento das quantidades de flúor na água e cobrar das autoridades a fiscalização recorrente dos níveis de flúor na água de abastecimento. E sobre o flúor das pastas? Bem, essas devem ter de 1000 a 15000 ppm e não devem ser ingeridas. Esse flúor a gente aplica de maneira tópica com a escovação e cospe. Leia mais sobre o uso consciente do flúor e a demonização do flúor aqui no blog.

Enfim, o fato é que movimentos negacionistas como o dos anti-vacina e dos anti-flúor voltaram a crescer. Em outras palavras, são movimentos extremistas, disruptivos. Retrato desse ciclo da nossa sociedade que está pendendo mais para o extremismo. Entretanto, isso reflete diretamente nas nossas vidas. Nas nossas escolhas, na política e no nosso dia a dia. Então, cuidado ao buscar informações científicas. Procure sites oficiais e idôneos e opinião dada com o cotovelo nas redes sociais. O flúor sendo usado de modo consciente é seguro, assim como a vacinação.

Um Abraço,

Luiz Rodolfo

Fontes:

https://www.politifact.com/factchecks/2011/oct/06/critics-water-fluoridation/truth-about-fluoride-doesnt-include-nazi-myth/

Manual fluoretação da água para consumo humano FUNASA/2012

O Polígrafo – Nazis e comunistas colocaram flúor na água para controlar os seus inimigos. Conspiração ou realidade?

Tratamento de água – fluoretação