Durante o natal e o ano novo, o aumento no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos açucarados combinado aos longos períodos sem higienizar os dentes podem favorecer o surgimento de doenças orais, como cáries e gengivite.

São Paulo – 07/12/2021 – Festas são sinônimo de muita comida e bebida. Alimentos açucarados, como pavês e panetones, e bebidas alcoólicas, incluindo vinho e champanhe, são os astros durantes as comemorações de natal e ano novo.

No entanto, o consumo excessivo desses alimentos e bebidas pode causar uma série de danos à saúde oral e favorecer o surgimento de sensibilidade, manchas nos dentes e até mesmo doenças como cáries e gengivite. E o problema ainda é piorado pelo fato de demorarmos muito tempo após comer e beber para realizar a higienização dos dentes, o que geralmente é feito apenas no final da noite. Mas é perfeitamente possível aproveitar as festas de final de ano sem prejudicar a saúde dos dentes através da adoção de alguns cuidados que o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor em Odontologia pela USP, listou abaixo. Confira:

Cuidado com o consumo excessivo de álcool: Cerveja, champanhe, vinho e outras bebidas alcoólicas marcam presença certa durante as festas. Mas é preciso consumir esse tipo de bebida com moderação e sempre seguida de um copo de água, já que o álcool pode ser prejudicial para a saúde dos dentes. “O organismo precisa de água para metabolizar o álcool. Logo, quando não há água suficiente, ocorre um processo de desidratação com a consequente diminuição na produção de saliva. Como resultado, ficamos mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças como cáries, gengivites e erosão dental, visto que uma das principais funções da saliva é justamente proteger os dentes e as mucosas orais”, destaca o Dr Hugo.

Beba bastante água: Beber bastante água é uma dica simples e rápida para manter a saúde da boca em dia. Além de melhorar a hidratação, que é prejudicada devido ao consumo de álcool, e aumentar a produção de saliva, a ingestão de água pode auxiliar a regularizar o pH da boca. “O pH oral torna-se mais ácido toda vez que consumimos algum alimento, suco ou refrigerante, o que favorece a desmineralização dos dentes. Manter o pH da boca neutro é muito importante para evitar a desmineralização e, consequentemente, a erosão dental. E uma maneira de fazer isso é através do consumo de água mineral engarrafada de pH neutro ou levemente alcalino, que favorece o processo de remineralização e protege os dentes”, explica o especialista.

Faça bochechos após comer: Além de tomar água, procure também utilizá-la para realizar um bochecho vigoroso após se alimentar, o que ajudará a remover resíduos prejudiciais aos dentes. “Esse cuidado é especialmente interessante depois de consumir alimentos e bebidas como açaí, vinho, café e sucos escuros, que, por possuírem uma grande quantidade de pigmento, podem acabar manchando os dentes. Porém, apesar do bochecho com água ajudar a remover resíduos alimentares e contribuir para evitar as manchas, é preciso verificar se o pH da água não é ácido, o que pode contribuir para a desmineralização do esmalte dental”, comenta o cirurgião-dentista. Quem consome esses alimentos pigmentados com muita frequência também pode apostar no uso de produtos como o Pearl Dental Shine, da Swiss Smile, uma espuma dental microporosa que possui efeito cosmético branqueador e a capacidade de proteger os dentes e gengivas sensíveis por 16 horas. Cremes dentais como o Black is White, da CURAPROX, também auxiliam no clareamento dental.

Aposte em alimentos fibrosos: “Alimentos mais fibrosos, como melancia, o melão, o pepino, a maçã e o morango, também são capazes de realizar uma ação de limpeza nos dentes, ajudando na remoção do acúmulo de resíduos. Mas evite adoçá-los para que o efeito não seja o contrário. Além disso, vale lembrar que tais alimentos também baixam o pH da cavidade oral.”

Adquira um kit de higiene oral: Ainda que o consumo de água, bochechos e alimentos fibrosos ajudem, nada substitui a higiene oral adequada. Por isso, é interessante que você sempre tenha em mãos um pequeno kit composto de uma escova de dentes, creme dental e escovas interdentais para realizar a higienização durante a festa. Existem até mesmo kits portáteis prontos para a higiene oral que podem ser adquiridos em farmácias, como o Travel Set, da CURAPROX. “O Travel Set é um kit para cuidados orais que cabe no bolso, sendo assim ideal para ser levado em viagens e para ser usado fora de casa. Para garantir uma higiene oral de qualidade em qualquer lugar, o Travel Set traz os já consagrados produtos CURAPROX em versões portáteis, incluindo um creme dental vegano Be You 10 ml, duas escovas interdentais e uma escova dental CS 5460 Ultra Soft, a famosa escova CURAPROX, em formato para viagem, sendo possível desmontá-la para tornar o transporte mais fácil”, destaca o Dr. Hugo.

Reduza o consumo de alimentos açucarados: As festas são recheadas de alimentos e bebidas açucaradas, como panetones, pavês e refrigerantes, que são grandes vilões da saúde oral. “Um dos principais problemas nesse sentido é a formação de cáries, que ocorre quando as bactérias da boca metabolizam o açúcar que consumimos, tornando o pH da boca ácido e, consequentemente, provocando a desmineralização do esmalte dos dentes e o aparecimento das cáries. E o pior é que o início dessa ação ocorre poucas horas após a ingestão do açúcar. Além disso, o açúcar também favorece o acúmulo de placa bacteriana que, quando não removida adequadamente, também pode ocasionar gengivite e mau hálito”, alerta o especialista. Por isso, o recomendado é limitar ou evitar o consumo de açúcar.

Por fim, o Dr. Hugo Lewgoy ressalta que, caso você note a presença de cáries ou sintomas de outras doenças orais, é fundamental consultar um cirurgião-dentista. Isso porque, se não tratadas, essas doenças podem evoluir para quadros mais sérios, como periodontites, problemas endodônticos e podendo até mesmo causar a perda dos dentes.

CURAPROX: Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas. 

SWISS SMILE: Luxo, design atemporal e estética. A gama de produtos para a beleza dentária da Swiss Smile é progressiva, moderna, de alta qualidade e exclusiva. Os produtos combinam design e os mais altos padrões estéticos com tecnologia inovadora e funcionalidade premium, em sintonia com as necessidades de cuidados da saúde bucal. Materiais de alta qualidade e ingredientes luxuosos fazem hoje com que também os brasileiros possam sorrir com uma experiência de bem-estar diária incomparável.

Holding Comunicações 

Guest Post – Assessoria de Imprensa