Olá amigos do siso! Mais uma paródia odontológica recém saída do forno, dos estúdios Dicas Odonto Produções. “Que tiro foi esse?” virou “Que siso foi esse?” nesta pequena paródia odontológica que emula a reação que temos ao diagnosticar certos sisos. Claro que depois damos um jeito de tratar os problemas relacionados ao dente do juízo. Lembre-se sempre consultar seu dentista.

A intérprete “Momo Larzinho” canta esse som. Jojo Todinho consagrou seu “Tiro” como hit do Carnaval virando inúmeros memes e vídeos por toda Internet. O Blog Dicas Odonto não ficaria de fora dessa! Cante com a gente – “Que siso foi esse, é virado?”. Muitas vezes o dente do siso precisa ser extraído por não ter espaço para erupcionar na boca ou por estar com problemas de difícil resolução como cáries profundas que atingem o canal do dente. Geralmente (não é uma regra) não se trata o canal de dente do siso. A posição dele dificulta muito os procedimentos da endodontia, muitas vezes levando a sua extração. Fato é: se ele tem espaço e está bem cuidado, ele fica. Se não cabe ou se foi muito destruído por cárie ou se tiver causando cárie no dente vizinho, ele sai. Tudo isso vai ser avaliado pelo seu dentista.

Em alguns casos o siso vem deitado e incluso, isto é, totalmente dentro dos ossos maxilares. O incluso precisa ser avaliado com critério “se sai ou se fica”. Já o dente semi-incluso quase sempre é problema. Ele fica apenas com um pedacinho aparecendo na boca e muitas vezes por estar mal posicionado, ele “trava” e não erupciona. Ele fica ali meio dentro e meio fora. Com isso, a gengiva e o ligamento periodontal não se formam corretamente, deixando um espaço que acumula sujeira muito fácil, no canto da boca, um local bem complicado de limpar. Muitas vezes essa região inflama causando o que chamamos de Pericoronarite. Um abcesso nesta região em volta de um dente semi-incluso que dói horrores.

Viu como o “Que siso foi esse?” ajudou você a aprender um pouquinho mais sobre esse dente curioso? Nosso 3º molar. Quer saber mais? Veja outros artigos sobre sisos aqui no Blog Dicas Odonto (basta digitar “siso” na busca) e compartilhe nossa postagem! Que siso foi esse?

Luiz Rodolfo