Vivemos tempos turbulentos, com insegurança jurídica para praticarmos nossa profissão em sua totalidade. Então, gostando ou não, concordando ou não, me acompanhe em uma reflexão. O que queremos com a Odontologia? Até onde vamos chegar? 

Eu sei que dentistas são capazes de aplicar toxina botulínica e de usar preenchedores como o Ácido Hialurônico. Temos destreza suficiente, trabalhamos diariamente com medicamentos injetáveis e entendemos da anatomia da face. Isso já está bem consolidado e segundo algumas interpretações, a própria Lei da Odontologia (sem necessidade de resoluções adicionais) nos dá respaldo para isso. Ok. Porém, acredito que a Harmonização Facial acabou crescendo fora de proporção e desorganizadamente, como uma bolha. Realmente, compreendo os médicos estarem se descabelando por causa desse assunto. Tem dentista fazendo tratamento de pele e procedimentos que seriam da área de atuação do cirurgião plástico. Tem paciente indo no dentista, saindo de lá com a testa lisa e cheio de cáries nos dentes. 

Neste momento você, dentista, deve estar franzindo a testa, reforçando a marcação das suas linhas de expressão, pronto para me xingar, me bloquear, me chamar de traidor, dizer que eu estrago nossa profissão, ou chamar seus amiguinhos nos grupos de Whatsapp para virem aqui me xingar nos comentários, vomitar seus títulos ou dizer que você é tão bom que nunca teve uma intercorrência na vida. Calma. Esse assunto não pode ser um tabu que é apenas discutido no porão de Associações.

Uma das minhas preocupações é essa maneira com que o CFO lida com o tema desde 2011,  se escorando sobre frágeis resoluções – como a 176/2016 – que encontra-se suspensa por força judicial desde de dezembro de 2017. Em janeiro de 2018, o CFO entrou com recurso e recentemente soubemos que dois dos três juízes votaram pela continuidade da liminar que suspende a resolução. Um deles pediu vistas. Veja só: uma juíza federal conseguiu barrar uma resolução da nossa profissão. Isso é frágil e complicado.  

Aí está um gargalo. Por que a especialidade ou a habilitação ainda não foi criada? A Harmonização Facial não faz parte do currículo em muitos cursos de Odontologia. Contamos com 22 especialidades até hoje e a Harmonização Facial não faz parte delas. Alguém me responde por que? E olha, está cheio de curso de especialização por aí sem a especialidade existir. O que vem escrito no certificado?

Alguns adeptos da Harmonização alegam que um dos problemas estaria em “aventureiros” que fazem um curso de final de semana e já saem aplicando toxina botulínica e preenchedores sem a devida experiência. Por outro lado, alguns desses mesmos adeptos são também professores desses cursos de final de semana. Uma indústria milionária. 

E as redes sociais? O tipo de divulgação que alguns dentistas estão utilizando também contribuem para o engodo. Promoções, sorteios de procedimentos, “Bichectomia Day”, transmissão de cirurgias ao vivo pelo Instagram, “Black Friday”, fotos do estilo “antes e depois”. Show de horror. Pessoal precisa “dar uma seguradinha” nas postagens. Todos os itens listados são considerados anti-éticos pelo nossos código de ética e contribuem para a esculhambação da profissão.  

Leia texto sobre a –  Gourmetização da Odontologia

Judicialização da nossa profissão? Pessoal, está na hora de arrumar a casa. Somos capazes? Sim, somos. Na minha singela opinião, cirurgião dentista deveria se ater a tudo que tem a ver o sistema estomatognático, aplicando toxina botulínica e preenchedores nessa região e em região de face como complemento de tratamento Odontológico, com criação da especialização voltada para esta área. Sem essa preocupação com uma estética facial fútil ou tratamento apenas de testa ou pé de galinha sem nem olhar os dentes do paciente. Sempre se preocupando com estética aliada a função. Principalmente no Brasil, um país que tem desdentados e dentistas de sobra. O que você acha de tudo isso?

Equipe Dicas Odonto