Blogosfera Odontológica. Leia a Parte 1 AQUI

Parte 2

Então estávamos na internet fazendo um trabalho diário de formiguinha e aprendendo como funcionavam WordPress, Blogger, rankeamento do Google, os melhores layouts, banners, afiliados, o mecanismo do Google Adsense, SEO para otimização do conteúdo e buscando patrocinadores. Trocávamos muitas ideias sobre melhores plugins, como evitar invasões, spams, encurtadores de links, campanhas como o #odontoday e sempre de olho nas novas redes sociais que poderiam aparecer. Tanto é que vimos a origem e a morte do Orkut e do Google +.

Dessa maneira, conhecemos e interagimos com muita gente, dentro e fora da Odontologia. Pessoas e empresas que estavam ali para as mais variadas finalidades, além de também tentar entender sobre como as mídias sociais estavam mudando o comportamento dos consumidores. Hoje sabemos a importância e necessidade de termos uma boa presença no mundo online. Seja com um site, uma landing page ou com perfis em redes sociais.

Você, com certeza, já ouviu dizer: “Se você não está na internet, você não existe!” 

 

Simultaneamente, como eu tinha uma boa ligação com a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de São Paulo), organizadora do maior congresso de Odontologia da América Latina, o CIOSP, trabalhei junto com outros colegas e amigos para termos um espaço dentro desse evento. Imagina podermos falar de Odontologia na Internet dentro de um Congresso renomado e mostrar presencialmente tudo que tínhamos conquistado online? Com ajuda do então presidente da APCD, Dr. Adriano Forguieri, e da jornalista Mariana Pantano, entre outros colaboradores, tivemos a oportunidade de fazer o 1º Fórum Sobre Blogs e Mídias Sociais na Odontologia no 30º CIOSP em janeiro de 2012. Em outubro de 2011 viramos reportagem no Jornal da APCD.

Discutir as questões éticas odontológicas com o advento das redes sociais se tornou muito importante.

Turma blogueira no CIOSP em 2012

Nesse sentido, veja como a evolução da internet foi exponencial. Dez anos se passaram e hoje vemos uma explosão de perfis odontológicos, comerciais ou pessoais, povoando o Instagram, Facebook e o TikTok – redes sociais de grande expressão hoje. De maneira idêntica, o Instagram virou uma vitrine de vendas para todas as áreas e ter um perfil por lá, atualmente, é quase que uma obrigação. Nem que seja algo estático com algumas fotos para que os pacientes possam dar aquela pesquisada online sobre quem somos.

Você lembra do ICQ, mIRC ou MSN? BBS? Internet discada? Coisas da época dos Dinossauros!

A princípio, éramos poucos “dentistas blogueiros” que tinham vivenciado a internet discada. Agora esta nova geração que já cresceu conectada às redes parece aceitar isso tudo mais naturalmente. Ainda assim, vimos nossos acessos nos blogs despencarem ao longo dos anos. Em contrapartida, as pessoas preferem passar seu tempo no Instagram com imagens e vídeos e hoje leem menos textos grandes como esse. Uma pena perceber que muitos assuntos que discutimos no dia a dia ficam na superficialidade. Analogamente, muitos dentistas entraram nas dancinhas ou memes de música do tiktok para inflar sua base de seguidores. Nada contra. É apenas o jeito que muita gente absorve informação nos dias de hoje.

E como estamos hoje?

Muitos dos blogueiros citados na parte 1 ainda estão ativos no Instagram. Entretanto, a Blogosfera Odontológica está bem menor que antigamente. O tempo de dedicação aos blogs ficou diminuído mesmo. Produzir conteúdo não é algo fácil, como muitos já devem ter percebido. Além de tomar bastante tempo, pois estamos lidando com conteúdo de saúde. É uma grande responsabilidade. Entretanto, tudo ficou mais dinâmico. A navegação, a quantidade de tempo que as pessoas ficam conectadas e o bombardeio de informações que recebemos a todo instante.

Meu obrigado às empresas que pegaram este bonde conosco

Ademais, cabe também destacar as inúmeras empresas que participaram como patrocinadores, investiram na gente e no desenvolvimento de ações de marketing online para a Odontologia. Como principais para mim, cito a Dental Cremer, Dental Speed Graph, Kavo Kerr, Kota, Welcome Midia e FunWork (antiga FunMask).

E como será o futuro?

Enfim, estamos sempre de olho no futuro. O que será que o metaverso vai trazer de positivo para a Odontologia? Como será possível mixarmos ferramentas que tragam benefícios para nossa profissão e nossos pacientes? Acima de tudo, será que poderíamos melhorar a percepção do sorriso? Entregar um mockup virtual encaixado ao sorriso do paciente para sua aprovação? Contudo, saúde sempre vai ter espaço dentro de inovações tecnológicas. Nos vemos em 10 anos para discutir esse assunto! Assim também, seguimos juntos aqui no Blog Dicas Odonto, agora revitalizado, e nas nossas redes sociais.

Um grande abraço

Luiz Rodolfo