Poucos procedimentos odontológicos podem ser considerados simples. Extração simples? Nunca. A  extração dentária é a remoção de um órgão muito importante do nosso corpo. Por algum motivo indefinido, alguém algum dia denominou procedimentos como “exodontia simples e exodontia complexa”. Todo mundo foi na onda e vemos isso em inúmeras tabelas odontológicas (inclusive de convênios). Além disso, percebemos, à vezes, no linguajar de dentistas e pacientes. “É só uma extraçãozinha”. ” É Só tirar um dentinho.” Não se engane. Uma extração dental não tem nada de simples.

O Menino foi socorrido na UPA de Igarapé (MG) IMAGEM – AKEMI DUARTE / RECORD TV MINAS

Recentemente, uma triste notícia nos surpreendeu. Um menino de 10 anos morreu após um procedimento de extração dentária em Igarapé, Minas Gerais (LEIA AQUI). O assunto tomou conta de sites de notícia. Nesses momentos iniciais, temos uma reunião confusa de relatos de testemunhas, familiares e profissionais. Já adianto, esse tipo de acontecimento é raro. Contudo, pode estar associado a algum problema sistêmico até então desconhecido.

CLIQUE AQUI e veja a repercussão e comentários sobre o assunto no meu Instagram

Segundo as reportagens, o dente desse menino poderia ter sido salvo da extração. O tratamento de canal foi oferecido aos familiares por cerca de 750,00 reais. Entretanto, por falta de dinheiro, o tratamento proposto foi a extração do dente por 180,00 reais. Acontece que, perto do final da cirurgia, o menino apresentou um sangrmento intenso. Os dentistas realizaram a extração e em seguida chamaram uma ambulância. Até a chegada da ambulância, três dentistas estavam cuidando do menino estancando o sangue e já realizando massagem cardíaca. Testemunhas dizem que a ambulância não tinha médico nem oxigênio e o menino, infelizmente, não resistiu depois que chegou na UPA. (LEIA REPORTAGEM COMPLETA AQUI)

Nesse momento inicial, fica muito difícil para todos entenderem o que aconteceu

Em primeiro lugar, o objetivo dessa postagem não é o sensacionalismo. Acredito que após essa triste fatalidade, podemos tirar algumas lições. Ou seja, aprender para evitar que algo assim aconteça novamente. Nesse ínterim, nossa discussão aqui está bem longe de julgamentos.

Será que esses dentistas estão bem documentados? Como profissional da área, tento me colocar na pele deles. Eventualmente, as reportagens citam radiografias pré operatórias e perguntas sobre alergia. Além disso, o paciente foi medicado com antibióticos. Ademais, a investigação vai procurar saber se alguém agiu com negligência, imperícia ou imprudência.

Em outras palavras, tudo isso engloba assuntos muito sérios e atuais da Odontologia brasileira. O acesso a meios de prevenção, acesso a tratamentos bucais pela população mais carente e o valor que se dá a um dente. Sob o mesmo ponto de vista, nos faz pensar em protocolos clínicos, condutas e dilemas que vivemos em todos os dias. As vontades dos pacientes indo de encontro ao que é possível fazer. Ou ainda, lidar com expectativas e tentar convencer os pacientes a optarem por escolhas mais conservadoras.

Então, por que será que uma extração custa mais barato que um tratamento de canal? Você pode argumentar que um canal demora mais, necessita muitas vezes de um especialista. Demanda materiais mais caros mesmo. A extração já é algo mais pontual que não necessita de tantos materiais de consumo específicos. Entretanto, apresenta mais riscos e deveria estar atrelada a reposição do dente. Assim como o canal está atrelado a restauração ou prótese que será que realizada para reabilitar este elemento dental.

Alguns colegas falaram que algo relacionado a hemangiomas, discrasias sanguíneas ou até um quadro de Dengue Hemorrágica poderiam ser as causas dessa hemorragia tão intensa

Não se esqueça. Veja como a anamnese e os exames iniciais são fundamentais. Ao passo que, tudo isso é documento. Ainda assim, a gente volta para a importância que damos para nossa consulta inicial. Eu já escrevi sobre isso em 2013, também quando uma notícia dessas invadiu as redes sociais e os sites da internet. Nesse artigo falo exatamente do desencontro de informações precisas propagado pelas reportagens que podem assumir até um cunho sensacionalista caça cliques.

Enfim, lamentamos muito o ocorrido e desejamos muita força para a família e amigos desse menino. Desejamos também que o caso seja investigado e bem elucidado. Para o bem de todos envolvidos. Daqui para frente, pense muito bem. Nunca será apenas “uma extraçãozinha”. O procedimento envolve inúmeros riscos. Deve ser valorizado e tratado com tal. Além disso, fica o nosso esforço para orientar a população sobre os benefícios da manutenção dos dentes em boca e a prevenção de doenças que possam levar ao tratamento de canal ou a extração. Prevenção é sempre mais barato e mais seguro.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto