Existem relíquias budistas espalhadas por vários países da Ásia, No Sri Lanka, na cidade de Kandy, existe um festival milenar realizado com um dente canino que supostamente seria de Siddhartha Gautama, o Buda. Esse dente passou por poucas e boas.

Siddhartha Gautama, o fundador do budismo, viveu por volta de 500 anos antes de Cristo. Como outras religiões, o budismo deposita grande importância em relíquias como dentes, fios de cabelo e locais onde o Buda supostamente meditou ou passou, como árvores e pedras. Até os dias de hoje, o Sri Lanka promove uma festa espetacular de 3 dias para que os habitantes possam venerar um dente canino inferior esquerdo, mais conhecido como 33 pelos dentistas.

O festival (Esala Perahera Festival) para a cidade com um desfile de elefantes, dançarinos exóticos, engolidores de fogo, estaladores de chicotes que afastam os demônios, incenso e o dente do Buda em um receptáculo de ouro sobre um elefante todo decorado com adornos vermelhos e brilhantes.

Existem várias versões sobre como este dente foi parar lá em Kandy, cidade no meio das montanhas que é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO, no Sri Lanka. Uma delas conta que um dos seguidores de Siddartha roubou o dente diretamente de sua pira funerária em 483 a.C. (ou 400 a.C. – não existe consenso sobre a data exata da morte do Buda), levando-o para Kalinga, cidade no nordeste da Índia que foi alvo de muitos conflitos com os reis de povoados locais. O rei de Kalinga enviou sua filha disfarçada de peregrina com o dente escondido no cabelo para o Sri Lanka.

Na capital do Sri Lanka, o dente foi colocado no trono do rei local. Se em Game of Thrones, o trono é todo feito de ferro e espadas, nesse reino, o trovo tinha um dente como adorno. Para que o povo também tivesse a oportunidade de venerar o dente, o rei criou uma procissão que durava 3 meses. Essa tradição se manteve por séculos e dali para frente, o dente ficou tão importante que alguns reis adicionaram o prefixo Dantha (dente) aos seus nomes. Algo transcenDENTAL (!!!).

Várias réplicas do dente foram feitas e enviadas para outros povos poderem adorá-lo. Uma delas foi enviada para a China de Kublai Khan, segundo relatos do próprio Marco Polo. O dente sagrado, supostamente original, viajou por várias cidades e templos (alguns edificados em sua homenagem) para não ser roubado ou destruído.

Em 1560, o Sri Lanka estava sob administração dos portugueses e o dente foi roubado do templo de Kandy por pessoas que achavam que o budismo impediria a implantação do cristianismo na região. O dente teria um triste fim quando foi submetido a um julgamento pela Inquisição – ele deveria ser destruído (moído) em um almofariz (pote de pedra parecido com um gral) e o pó seria jogado em água corrente.

Almofariz – Lembra té gral e pistilo?

Uma das histórias conta que Dom Constantino de Bragança ficou inconformado com esta decisão da Inquisição e conseguiu substituir o dente real por uma réplica. A réplica teria sido destruída e jogada nas águas do rio Mandovi, na Índia. Ou será que o real foi destruído e a réplica ficou no templo?

Depois de toda esta saga, hoje a relíquia está em um templo em Kandy, onde alguns acreditam que o dente tenha se materializado após ter sido destruído pela Inquisição. As pessoas fazem peregrinações e fazem pedidos ao dente sagrado. É possível encontrar também um templo da relíquia do dente do Buda em Cingapura, uma outra possível réplica dental. O dente fica dentro de um receptáculo dourado no templo e lá na foto inicial fica em cima do elefante no festival. 

Um abraço,

Equipe Dicas Odonto