Seguindo uma tradição anual aqui do Blog, vamos fazer um apanhado do que aconteceu neste último CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, o 36º da série histórica, que acontece atualmente uma vez por ano no Expo Center Norte e movimenta milhares de dentistas, técnicos em prótese dentária, equipe auxiliar, acadêmicos e empresas do ramo odontológico de todo o mundo.

Um lugar para reencontrar amigos, colegas e conhecer os lançamentos e novidades das empresas da área da Odontologia. Produtos com preços especiais, condições de pagamento diferenciadas, palestras, Hands On e depois de tudo isso socializar na praça de alimentação. Veja alguns destaques e observações:

    • Desorganização na entrega de crachás – muitos congresssistas não receberam o crachá em casa e tiveram que enfrentar filas que saiam para fora do pavilhão do Expo Center Norte e ficar sob um sol escaldante. Ouvi relatos de colegas que passaram quase 2 horas na fila. Na era digital, bastava a APCD enviar um .PDF com código de barras para os congressistas imprimirem em casa. Gente na fila significa menos gente circulando na feira fechando negócios.
    • Filas do brinde – As grandes marcas de escova e pasta de dente continuam atraindo centenas de participantes em suas filas intermináveis em troca de brindes e atividades de auditório (como pescaria e gincanas) que nada tem a ver com o que se espera de um congresso científico. Neste ponto, concordo que as empresas estão fazendo seu papel. Estranho é tanta gente perder tempo de vida e de congresso numa fila para ganhar brindes de pasta de dente que ganhamos ao longo do ano através dos representantes das marcas quando eles vêm ao nosso consultório. Sem fila.
    • Divisão organizada dos Estandes – Isso foi uma grande conquista. Não me lembro se os estandes já seguiam essa ordem, mas eles estavam organizados mais ou menos por tipo de produto. Por exemplo, grandes marcas de equipos e cadeiras odontológicas estavam quase todas juntas em um espaço, enquanto que empresas fabricantes de implantes dentários e biomateriais ficaram em áreas próximas. Uma feira segmentada, mais fácil para o congressista.
    • Palestras nos Estandes – parar no corredor para ver uma apresentação, ou entrar em um espaço de algum estande para se atualizar são oportunidades gratuitas e muito bacanas no CIOSP. Quase todas grandes empresas estavam com uma grade bem interessante com grandes nomes da Odontologia nacional e internacional.
    • Estande fechado pela Vigilância Sanitáriaque papelão. A vigilância lacrou um estande por estarem vendendo produtos sem registro na ANVISA. Papelão da organização que deixou passar uma empresa como esta. Saiba mais AQUI.
    • Ônibus circular gratuitoum dos melhores e mais funcionais benefícios. Usei todos os dias como ida e volta do metrô Tietê. Rápido, confortável e com ar condicionado. O transporte é praxe dos Congressos e nos faz economizar R$ 45,00 de estacionamento. Se você fosse todos os dias (como eu fui), gastaria R$ 180,00 só para parar o carro no sol. Ou na chuva.
    • Um agradecimento – A Kavo Kerr Nobel Biocare mais uma vez inovou reservando um espaço de seu estande ao encontro de Digital Influencers, Blogueiros e seus seguidores e parceiros. Um obrigado infinito a esta empresa muito especial que está presente no dia a dia da Odontologia brasileira e mundial.

E você? Curtiu o evento desse ano? Vai no ano que vem? Deixe suas impressões nos comentários.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto