Viva a Odontologia Hospitalar. Nesta terça feira, dia 03/09/2019, duas Cirurgiãs Dentistas iniciam atendimentos nos 17 leitos da UTI do Hospital dos Estivadores na cidade de Santos. Uma vitória fenomenal para a saúde, para a Odontologia e com certeza absoluta para os pacientes que passarem por esta UTI.

Recentemente, vimos notícias sobre o veto do presidente Jair Bolsonaro sobre o projeto de lei que tornaria obrigatória a presença de dentistas em UTIs de Hospitais públicos e privados. Entretanto, vejam como nem tudo está perdido nesse quesito. Ao invés de enfiar dentistas goela abaixo dos hospitais, vamos “comendo pelas beiradas”.

Aproveitando que a saúde tem uma gestão mais descentralizada, cada cidade ou cada estado pode decidir por si só integrar os dentistas às equipes que cuidam de pacientes em UTIs. A prática virou lei em Campo Grande em 2013, por exemplo e agora está com início de implantação em Santos.

O projeto de lei do vereador Braz Antunes de Matos Neto teve 100% de aprovação na câmara de Santos e agora os pacientes internados terão o serviço de investigação de focos infecciosos em sua bocas com base nos preceitos da Odontologia Hospitalar. Além disso, as dentistas avaliarão condições dentais, gengivas, bochechas, presença de biofilme e cálculo dental. O objetivo principal da presença do dentista na UTI é a identificação e remoção de focos infecciosos bucais, que podem espalhar bactérias para o resto do corpo, como por exemplo, para os pulmões desencadeando pneumonias ou outras doenças que podem até levar os pacientes a óbito.

Não menos importante, as dentistas de Santos passarão visitas 2 vezes por semana e verão as condições de lubrificação bucal e salivação dos pacientes. A gente sabe que quanto mais seca a boca, maior a chance de machucados e feridas. O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa esteve visitando a unidade junto com o vereador autor do projeto de lei e do secretário de saúde, Fabio Ferraz.

Inegavelmente, um avanço na saúde de Santos. Essa prevenção feita pelo dentista na UTI com remoção de focos infecciosos – seja por meio de raspagem periodontal ou por extração de dentes perdidos ou raízes residuais – utilização de Laserterapia em casos de mucosites e outras lesões, pode diminuir o tempo de internação e as tão temidas infecções hospitalares.

Da mesma forma, hospitais particulares de renome já estão implantando o cirurgião dentista em seus quadros de funcionários. Deixo aqui meus parabéns a todos envolvidos, especialmente para as duas dentistas que realizarão esse magnífico trabalho, Dra. Ane Bason e Dra. Juliana Paulino.