As modinhas que vemos expostas em redes sociais estão cada vez mais bizarras e agora estão implicando com queixo e formato do rosto. Acredito que estamos vivendo dentro da Odontologia, com a Harmonização Facial, um “boom” parecido com o que a Medicina teve com a Cirurgia Plástica nos anos 80, 90 e 2000. Não são mais só as mulheres que procuram por procedimentos faciais puramente estéticos que envolvem aplicação de toxina botulínica, preenchedores, fios de sustentação, enzimas redutoras de papada, entre outros. A nova moda para os homens é deixar a maxilar inferior quadrado, aumentando as bordas das faces que tem um formato mais afilado. Que diabos está acontecendo?

Recentemente, vi um vídeo no Instagram com uma dentista “reprovando” o formato do terço inferior da face de um paciente virando os polegares para baixo. O paciente com um formato de rosto em “V” passa por vários procedimentos de preenchimento no vídeo com efeito de “Timelapse” (vídeo acelerado) e no final está com seu rosto mais quadrado. PLÁ! Você foi harmonizado!!!

A Harmonização Facial traz conceitos muito interessantes de medidas da face para torná-la, digamos novamente, mais harmônica. Mais harmônica segundo quem? Segundo as medidas, proporção áurea, Fibonacci, matemática, tá, mas … A ideia então é deixar todo homem igual com queixo quadrado do He-Man? Qual o problema de um rosto mais arredondado ou em formato de “V”? O formato do nosso rosto é determinado por inúmeros fatores, o que nos torna indivíduos únicos e diferentes uns dos outros.

Lucas Lucco, Alok, Daniel Rocha, entre outros passaram por estes procedimentos.

Eu sei que é muito complicado falar de beleza e estética. Por vários motivos. Um deles é que a beleza é relativa e o conceito do que é bonito é muito volúvel. O que é bonito para mim pode não ser bonito para você ou vice versa. O que é bonito hoje pode ser feio amanhã. Quem disse que ser “harmônico” é o certo? Até porque somos todos meio tortos. Sim. Uma narina é um pouco maior que a outra, um lado não é exatamente igual ao outro e nem precisa ser. Acredito que cada um tem o direito de fazer o que quiser, seja com calombo de nariz ou tamanho de seios, ou tipo de queixo. É livre. Porém, não venha me enfiar goela abaixo que homens de rostos quadrados são mais bonitos, então tem que deixar tudo quadrado. Entende o meu ponto?

As pessoas precisam se sentir bem com sua aparência e os procedimentos estéticos da Harmonização estão aí para isso. Estamos vivendo uma padronização. Em um mundo onde as mídias sociais ditam a moda e muitas celebridades se deixam levar por estes modismos. Consequentemente, os seguidores e fãs dessas celebridades também começam a buscar este ideal de beleza masculina que sei lá quem foi que ditou.

Então porque uma celebridade foi lá e deixou seu queixo quadrado, um monte de gente vai atrás seguindo a modinha. Isso ainda acontece com os dentes brancos piano bidê opacos de “lentes de contato” feitas por aí. Daqui alguns anos ou mesmo daqui alguns meses – é impressionante o quão efêmeras são as modas nos dias de hoje com o apelo das redes sociais – esse queixo aí vai ser considerado feio. A moda vai ser ter queixo fino. Bora cortar e afinar?

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto