Dois Dentistas franceses são presos por mutilar inúmeros pacientes na cidade de Marselha entre 2006 e 2012. Atualmente, a busca por um sorriso branco e saudável é um objetivo comum para muitos de nós. No entanto, há casos em que procedimentos odontológicos são realizados sem a devida necessidade ou avaliação adequada. Essas práticas não apenas podem ser dispendiosas, mas também potencialmente prejudiciais para a saúde bucal a longo prazo.

Neste artigo, exploraremos o fenômeno dos procedimentos odontológicos desnecessários e ofereceremos dicas sobre como evitar cair em armadilhas que podem prejudicar seus dentes e seu bolso.

Dentistas franceses são presos por mutilar muitos pacientes

De acordo com reportagem do The Guardian (VEJA AQUI), Lionel Guej e seu pai, Jean Claude chegaram a ser os dentistas mais bem pagos da França, acumulando um patrimônio de cerca de 11, 7 milhões de reais em pouco tempo.  Ademais, eles montaram uma estratégia nefasta abrindo uma clínica odontológica e oferecendo tratamentos desnecessários de canal e extrações que não precisavam ser feitas para depois vender as próteses. A abordagem era industrial acumulando o máximo número de procedimentos desnecessários em um tempo mínimo. Então, isso implicou em 3.900 dentes com canais tratados em 327 pacientes sem a real necessidade . Enfim, uma máquina de ganhar dinheiro às custas da saúde das pessoas.

Recentemente, o professor Oswaldo Scopin esteve no podcast Podsondar e esse corte do programa acabou viralizando no Instagram e no Tik Tok, gerando uma pequena polêmica e muitas discussões. Um dos objetivos do programa foi alcançado: precisamos falar à respeito de inúmeros assuntos que estão sendo normalizados na Odontologia. Um deles é o fato de que alguns procedimentos estão vindo antes do devido diagnóstico.

Como lentes de contato dentais feitas em pacientes jovens podem resultar em mortes por pneumonia por aspiração no velhice?

Você pode acessar o episódio completo AQUI para entender o corte mais a fundo, mas vou dar um pequeno spoiler. Resumidamente, se o dentista desgasta dentes de pacientes jovens muito cedo, sem necessidade para “botar lentes”, aquele tratamento mesmo sendo bem feito tem prazo de validade. Entretanto, não respeitar a biologia e desgastar esmalte logo cedo tem um preço. O pagamento será em dentes mais desgastados e alguns extraídos. Desse modo, no fim da vida, pode ser que usar uma prótese do tipo protocolo acumule comida por baixo e aumente as chances da tal pneumonia por aspiração. Clique AQUI e veja uma postagem que fala sobre isso no perfil do professor Scopin.

O problema não está os procedimentos em si e sim na sua venda em larga escala sem critérios, indicações e diagnóstico

Não há nada de errado nas prótese do tipo protocolo bem realizadas. E nem em tratamentos com lentes de contato dentais ou facetas feitas com indicação correta. Porém, há um movimento de banalização de certos procedimentos. Uma demanda criada para fazer 8, 10 , 12 “lentes” ás vezes sem necessidade. Na maioria das vezes uma ou duas facetas resolveriam o sorriso. Dentes jovens que poderiam ser melhorados com tratamento de aparelho e clareamento. Dessa forma, mantendo as estruturas biológicas do dente. Sem contar a “venda” de próteses sobre implante como uma solução final para todos os problemas e que elas são sempre melhores que uma dentadura. Tudo depende do diagnóstico.

1. A Importância do Diagnóstico Odontológico Adequado:

Antes de qualquer tratamento odontológico, é crucial receber um diagnóstico preciso por meio de consulta de avaliação com sua/seu dentista. Muitos procedimentos podem ser evitados com uma rotina de cuidados bucais eficaz, incluindo a escovação regular, uso do fio dental e check-ups periódicos.

2. Riscos dos Procedimentos Desnecessários:

Procedimentos odontológicos desnecessários podem ter consequências negativas para sua saúde bucal. Por exemplo:

  • Desgaste excessivo dos dentes.
  • Danos aos tecidos gengivais.
  • Riscos inerentes a anestesias e cirurgias.
  • Gastos financeiros desnecessários.

3. Segunda Opinião:

Se o seu dentista recomendar um procedimento invasivo ou caro, considere buscar uma segunda opinião. Por exemplo, um segundo profissional pode oferecer uma avaliação independente e garantir que o tratamento seja realmente necessário.

4. Educação e Conscientização:

Como paciente, é essencial se informar sobre os procedimentos odontológicos recomendados. Além disso, compreender os prós e contras de cada opção e discutir ativamente as alternativas com seu dentista ajuda a tomar decisões mais informadas.

5. Prevenção é o Melhor Remédio:

A prevenção é o alicerce da saúde bucal, então mantenha uma rotina de higiene bucal adequada e siga as orientações do seu dentista para evitar a necessidade de procedimentos invasivos.

Conclusão:

A conscientização sobre procedimentos odontológicos desnecessários é fundamental para proteger sua saúde bucal e seu orçamento. Ao adotar uma abordagem proativa e informada em relação aos cuidados odontológicos, você estará melhor preparado para tomar decisões que beneficiem sua saúde bucal a longo prazo.

Enfim, não há nada de errado em ganhar dinheiro com Odontologia ou outras áreas da saúde. É preciso entender que o diagnóstico vem antes dos tratamentos e não o contrário. Mutilar pacientes em nome de uma estética melhor e mais rápida pode sim ser um problema para o dentista, como vimos nesse caso dos dentistas franceses.

Lembre-se que o diagnóstico e o tratamento odontológico devem ser baseados na avaliação de um profissional qualificado. Portanto, se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o tratamento proposto, não hesite em buscar uma segunda opinião. Sua saúde bucal é valiosa, e merece ser tratada com o devido cuidado e atenção.

Um Abraço,

Luiz Rodolfo

** Artigo escrito com ajuda do ChatGPT