Hoje, dia 31/05/2013, no dia Mundial sem Tabaco, comemoro 01 ano e quase 05 meses sem cigarro. A mudança na vida social, no fôlego, no sono, nos cheiros e na vida são muito perceptíveis e animadoras. Você que ainda fuma, não tem vontade de viver mais e melhor?
Não só o tempo de vida, como a qualidade de vida aumentam com a parada desse vício que destrói o nosso corpo aos poucos. Quem fuma comete uma violência tremenda contra o seu corpo e ainda contra a saúde dos outros, ao seu redor. O pulmão de um fumante fica parecendo uma geleca preta e endurecida, um pedaço inútil de órgão que antes conseguia regular a respiração do ser humano com maestria.
Minhas andadas de bicicleta talvez não seriam tão proveitosas se eu ainda fumasse. É preciso estar com a respiração em dia para subir as ladeiras de São Paulo pela ciclofaixa, aos domingos. Não sonho mais que estou fumando e de vez em quando (principalmente no frio, ou ao ingerir bebidas alcoólicas) ainda vem uma vontade leve, passageira que pode ser resolvida com um chiclete de nicotina ou com um desvio de pensamento.
A boa notícia: segundo uma pesquisa do ano de 2012, os brasileiros ocupam o 3º lugar da lista dos países em que mais pessoas conseguiram deixar o vício da nicotina. O estudo aponta que 46% dos homens e 47% das mulheres conseguiram largar a “chupeta do capeta”. Vejo isso acontecer nos meus círculos de amigos. Muitos largaram o cigarro de vez nos últimos anos. Fumar pode trazer muitas sensações recompensadoras, mas com a informação que temos hoje em dia, o fumante sabe que mais dia, menos dia, ele vai tr que largar o cigarro, um suicídio crônico que ainda “respinga” nos outros.
Aproveite este dia mundial sem tabaco para ter seu fôlego de volta. Retome sua vida com unhas e dentes brancos. Largue este vício maldito que ceifa vidas de um modo terrível – a morte por enfisema pulmonar é como se fosse um sufocamento, o pulmão não consegue mais fazer seu trabalho direito, até definhar e o sujeito morrer sem ar. Sem contar o câncer de pulmão que é agressivo e apresenta grande número de metástases.
PULMÃO SADIO X PULMÃO DE FUMANTE
Mais Informações:
MULHERES QUE PARAM DE FUMAR ANTES DOS 30 ANOS DIMINUEM O RISCO DE MORTE
SITE – EU FUMO – Um jeito interessante, que respeita o fumante
Vídeo do site da VEJA – Dicas de como parar de fumar
MINISTÉRIO DA SAÚDE AMPLIA ACESSO AO TRATAMENTO PARA QUEM QUER PARAR DE FUMAR
Atualização – Recebi um e-mail do site Change.org hoje e achei importante compartilhar com todos vocês que DESEJAM parar de fumar:
“Eu fumei por 37 anos e posso dizer: restringir o marketing de cigarros é uma medida efetiva para que as pessoas não comecem a fumar. Eu faria isso se pudesse voltar no tempo — tenho enfisema nos dois pulmões, que funcionam apenas 36% do que deveriam.Não consigo segurar uma criança no colo.
Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco, por isso nós da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) estamos pressionando o governo federal com um abaixo-assinado pela regulamentação da Lei 12.546/2011, que garante ambientes livres de fumo para todo o país e proíbe a propaganda de cigarros, inclusive, nos pontos de venda.
A medida já foi sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2011, mas não adianta nada se não estiver regulamentada.
Clique aqui para apoiar a proposta e assinar nossa campanha pela saúde pública.”
Ao falar sobre o assunto nas Redes Sociais, use o Hashtag – #limitetabaco
Ou ainda leia todo o DIÁRIO EX-FUMANTE:
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Achei o post muito informativo e educativo. Obrigado à Equipe DicasOdonto por sempre nos presentear com conteúdo tão bom. Grato, Aquele.
Ouro
Olá Luiz, tudo bem? Gostei bastante do post, encontrei-o enquanto buscava no google a seguinte sentença: vida social para ex-fumante. Bem, a minha preocupação ao parar de fumar sempre foi o medo de não me controlar, rolar uma recaída e voltar a usufruir do vício, com isso, me sentir uma fracassada e demorar mais ainda para decidir cortar o cigarro. Eu sabia que um dia teria que parar, mas sempre adiava essa data, até que não deu mais. Pra vc ver fui muito descuidada, pois só parei realmente quando as coisas ficaram feias e eu estava indo ao hospital pela terceira vez este ano por causa de algum problema relacionado ao cigarro (bronquite, início de pneumonia, e outros). Então estou sem cigarro há 6 dias, é pouco, mas só os fumantes sabem como foi o esforço para alcançar esse recorde, e a minha dúvida é relacionada à vida social do ex-fumante. Por exemplo, sou solteira, estou acostumada a uma rotina de baladas todo fim de semana, claro que já enfiei na cabeça que vou ter que ficar um tempo longe de toda essa curtição se quiser fazer dar certo, mas tenho receio, se qualquer dia, por exemplo, daqui há um mês, e, no primeiro gole de cerveja, dê aquela vontade absurda de fumar. Bem, eu gostaria de saber se você passou por uma experiência assim, porque todas as pessoas que conheço que pararam de fumar (meu pai por exemplo) já não tinham uma rotina como a minha ou não bebem nada alcoólico, então, é difícil usá-los como exemplo, e eu curto uma cachaça! rs
Bem, é isso. Desculpa pelo comentário imenso. Espero que responda. Até!
Olá Angélica. O que eu percebi foi que as duas primeiras semanas são críticas na hora de parar de fumar. Quando decidi parar, eu tinha colocado na cabeça que não iria beber cerveja nestas duas semanas, mas 2 dias depois uns amigos marcaram de sair e eu fui. E bebi umas cervejas. Já fui prevenido e levei a cartela de chicletes de nicotina, porque eu sabia que poderia ter uma recaída. Masquei uns três chicletes, um seguido do outro, que me deram até dor de garganta no dia seguinte, mas resisti. Você já passou por 6 dias! Parabéns!!! De repente, acho que vale à pena deixar de ir na balada por mais uma semaninha apenas. Use o final de semana para fazer algo relacionado com atividade física, sinta que sua respiração está melhor. Quem sabe, você pode se dr ao luxo de comer algo que você gosta muito e evita por ser engordativo. Você merece essa recompensa. Hoje posso beber tranquilamente que não tenho vontade de fumar. Aguente firme que essa fissura inicial vai passar. Leia as outras partes do diário que mostram outras dicas que eu segui! Você vai conseguir sim. Depois, conte para nós como que foi!!! Boa sorte e não precisa se desculpar pelo comentário. Muito pelo contrário! São os comentários que mantém os blogs vivos. Abraço!
Obrigada pela resposta! Fiquei feliz em saber tudo isso e aproveitei para ler outros posts do blog, que ajudaram bastante. Bem, dei um tempinho nos rolês durante aquela semana, mas acabei indo para balada na véspera de feriado e bebi algumas bebidinhas e cerveja, nada exagerado, e acredite, não me deu vontade de fumar, inclusive fiquei no fumódromo conversando (velhos hábitos). Engraçado é que, no dia seguinte pela manhã, me deu uma vontade absurda. Todos falam que os primeiros dias são os mais difíceis, mas comigo reparei que o pico mesmo rolou no quinto dia em diante, ainda continuo com vontade, a todo momento, mas estou me mantendo firme. Quando será que essa vontade passa, ou quando aconteceu com você?
Hoje já faz duas semanas e acordei com água na boca para fumar, tomei café a vontade só aumentou. Será que vai demorar tanto tempo assim? Eu tento não pensar, porque só piora, tem a coisa do costume também, que consegui cortar, mas as vezes a vontade surge em momentos que eu nem costumava fumar, tipo logo que acordo e etc.
Ficaria feliz se me respondesse novamente e obrigadíssima pelas dicas.
Abraço.
Estou feliz que esteja aguentando firme. Agora é sempre lembrar que penar em dar uma tragadinha que seja já vai detonar com todo seu esforço. Eu também passei um tempo ficando ao lado de pessoas que fumam, só sentindo o cheiro e babando com vontade. O que me ajudava muito era mascar o chiclete de nicotina nessas horas de aperto. Isso que me salvava. Às vezes jogava até 2 de uma vez, para mascar. Depois passa. A minha passou em um mês. Agora neste frio, tive uma leve vontade de novo. Um dia de cada vez! Boa sorte e continue firme!!!! Depois apareça para nos contar como está sendo. Abs
cinco anos depois eu vejo este post e gostaria de saber como estão, principalmente se a Angelica se manteve firme. Estou a 2 dias sem o cigarro e a coisa é complicada. Mas ao abrir meu guarda-roupas hoje de manhã senti fortemente o cheiro do cigarro e foi um terror, causou até ânsia de vomito.
Olá Elysangela. Realmente, é muito difícil. Confesso que tive algumas recaídas nesses 5 anos. Porém, foram recaídas mais controladas. Não sinto mais necessidade de fumar no dia a dia e nem quando estou trabalhando. Uma festa mais longa ou uma saída para um bar me dá vontade sim e eu acabo fumando, mas evito levar o maço para casa. Fique firme. Sempre que acontece uma recaída me arrependo porque sinto a falta de ar na hora do exercício e durmo mal. Aguente as primeiras semanas que são piores. Boa sorte.