Dentista desinformado não vai para frente. Não estou falando de falta de informação sobre a profissão, não. Tem que saber um pouquinho de tudo.

Gentilmente modificado pelo Dicas Odonto

Gentilmente modificado pelo Dicas Odonto

Não é raro o dentista perceber que sua cadeira odontológica virou um divã. O cubículo silencioso e a posição meio sentado e meio deitado acaba dando abertura para alguns pacientes falarem dos seus problemas não dentários. Essa interação é muito importante. Às vezes mais importante do que uma escultura bem realizada em um molar (falando do ponto de vista do paciente, porque você não vai fazer aquele platô no molar, vai doutor???). 

Os assuntos que os pacientes trazem para as consultas são os mais diversos. Alguns comentam as notícias do dia, os altos preços dos imóveis, contam sobre suas mais recentes ou futuras viagens, reclamam que os filhos estão indo mal na escola, fofocam sobre seus vizinhos, comentam sobre a novela da Globo, sobre os resultados dos jogos de futebol ou ainda nos contam sobre problemas familiares mais sérios. Cabe ao dentista identificar se o paciente apenas procura um “ouvido amigo” ou se ele procura algum conselho de uma pessoa de fora da situação relatada. 

Por isso o dentista tem que estar ligado em várias assuntos. É sempre bom dar uma olhada na homepage de sites de notícias, saber quem ganhou de quem no futebol, qual goleiro  frangou ou se adiantou na hora do pênalti, quais times foram eliminados da Libertadores, quem o Felipão escalou para a Seleção, quem ganhou a luta de UFC ou qual será o próximo personagem a morrer atropelado em uma cena espalhafatosa da novela. Ao dominar certos assuntos, a relação do dentista com seu paciente se estreita de uma maneira saudável.

Certa vez encontrei um colega, que foi meu veterano na faculdade, em uma formatura e ele comentava sobre a novela (nem lembro que novela que era na época) de cabo à rabo e eu falei: “Poxa, mas você está noveleiro, hein?” e ele respondeu: “Que nada! Dou uma folheada nas revistas da recepção, assisto às chamadas da novela no meio da programação e uso como tática para cobrar os valores da consulta.” Perguntei: “Como assim?” Ele explicou: “Ao terminar a consulta, começo a comentar sobre a novela com as mulheres, principalmente. Conversamos sobre alguns acontecimentos enquanto nos dirigimos para meu escritório e no meio da conversa, olho o prontuário e falo: “São 200 reais” e continuo a conversa. O pagamento é feito numa boa em meio ao assunto da novela e a paciente sai contente.”

Brincadeiras à parte, é bacana estarmos de olho sobre o que as crianças estão gostando também. Não adianta eu querer falar com uma criança mencionando o Pica Pau ou o Mestre dos Magos. Hoje em dia, os mais novos podem ter a sua atenção com papos sobre a Galinha Pintadinha ou programas do Discovery Kids – aquele dinossauro roxo chatonildo, por exemplo, entre outros. Aqueles um pouco mais velhos gostam do Ben 10 ou dos desenhos de animação da Pixar. É sempre bom saber qual o filme está na moda entre as crianças (passe em frente a um Mc Donald´s e veja qual o brinquedo está vindo no Mc Lanche Feliz) para poder “negociar” com nossos pacientes pequeninos.

Futebol também é assunto, principalmente, porque muitos pacientes aparecem vestindo a camisa do seu time do coração nas consultas. Basta saber um pouquinho de tudo. Comentar sobre a ida do Neymar para a Barcelona, saber que a LucasArts foi comprada pela Disney e que Star Wars terá uma nova trilogia em 2015, ter sua opinião sobre a dupla mastectomia preventiva da Angelina Jolie, saber cantar um trecho da música do Sapo Cururu ou ainda saber quem vai ser a próxima vítima famosa que será “atacada” pela personagem Valdirene em Amor à Vida. Tudo isso pode tornar sua relação com os mais diferentes tipos de pacientes mais saudável e ainda facilitar a linguagem na hora em que é preciso falar sério e explicar sobre os tratamentos que fazemos em suas bocas.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto