Hoje, dia 31/05/2013, no dia Mundial sem Tabaco, comemoro 01 ano e quase 05 meses sem cigarro. A mudança na vida social, no fôlego, no sono, nos cheiros e na vida são muito perceptíveis e animadoras. Você que ainda fuma, não tem vontade de viver mais e melhor?

Diário de um ex-fumante Blog amigo da saúde Dicas odonto

pulmão animado

Diferença entre um pulmão de fumante e um pulmão de um não fumante

 

Não só o tempo de vida, como a qualidade de vida aumentam com a parada desse vício que destrói o nosso corpo aos poucos. Quem fuma comete uma violência tremenda contra o seu corpo e ainda contra a saúde dos outros, ao seu redor. O pulmão de um fumante fica parecendo uma geleca preta e endurecida, um pedaço inútil de órgão que antes conseguia regular a respiração do ser humano com maestria.

Dia Mundial sem Tabaco 2

Minhas andadas de bicicleta talvez não seriam tão proveitosas se eu ainda fumasse. É preciso estar com a respiração em dia para subir as ladeiras de São Paulo pela ciclofaixa, aos domingos. Não sonho mais que estou fumando e de vez em quando (principalmente no frio, ou ao ingerir bebidas alcoólicas) ainda vem uma vontade leve, passageira que pode ser resolvida com um chiclete de nicotina ou com um desvio de pensamento.

Dia Mundial sem Tabaco

A boa notícia: segundo uma pesquisa do ano de 2012, os brasileiros ocupam o 3º lugar da lista dos países em que mais pessoas conseguiram deixar o vício da nicotina. O estudo aponta que 46% dos homens e 47% das mulheres conseguiram largar a “chupeta do capeta”. Vejo isso acontecer nos meus círculos de amigos. Muitos largaram o cigarro de vez nos últimos anos. Fumar pode trazer muitas sensações recompensadoras, mas com a informação que temos hoje em dia, o fumante sabe que mais dia, menos dia, ele vai tr que largar o cigarro, um suicídio crônico que ainda “respinga” nos outros.

Dia Mundial sem Tabaco 3

Aproveite este dia mundial sem tabaco para ter seu fôlego de volta. Retome sua vida com unhas e dentes brancos. Largue este vício maldito que ceifa vidas de um modo terrível – a morte por enfisema pulmonar é como se fosse um sufocamento, o pulmão não consegue mais fazer seu trabalho direito, até definhar e o sujeito morrer sem ar. Sem contar o câncer de pulmão que é agressivo e apresenta grande número de metástases.

dia_mundial_sem_tabaco

                       PULMÃO SADIO                   X            PULMÃO DE FUMANTE

Pulmão de fumante

Mais Informações:

MULHERES QUE PARAM DE FUMAR ANTES DOS 30 ANOS DIMINUEM O RISCO DE MORTE

SITE – EU FUMO – Um jeito interessante, que respeita o fumante

Vídeo do site da VEJA – Dicas de como parar de fumar

MINISTÉRIO DA SAÚDE AMPLIA ACESSO AO TRATAMENTO PARA QUEM QUER PARAR DE FUMAR

Atualização – Recebi um e-mail do site Change.org hoje e achei importante compartilhar com todos vocês que DESEJAM parar de fumar:

“Eu fumei por 37 anos e posso dizer: restringir o marketing de cigarros é uma medida efetiva para que as pessoas não comecem a fumar. Eu faria isso se pudesse voltar no tempo — tenho enfisema nos dois pulmões, que funcionam apenas 36% do que deveriam.Não consigo segurar uma criança no colo.

Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco, por isso nós da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) estamos pressionando o governo federal com um abaixo-assinado pela regulamentação da Lei 12.546/2011, que garante ambientes livres de fumo para todo o país e proíbe a propaganda de cigarros, inclusive, nos pontos de venda.

A medida já foi sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2011, mas não adianta nada se não estiver regulamentada.

Clique aqui para apoiar a proposta e assinar nossa campanha pela saúde pública.”

Ao falar sobre o assunto nas Redes Sociais, use o Hashtag – #limitetabaco

Ou ainda leia todo o DIÁRIO EX-FUMANTE:

Diário de um ex-fumante PARTE 1 Diário de um ex-fumante PARTE 2 Diário de um ex-fumante PARTE 3 Diário de um ex-fumante PARTE 4 Diário de um ex-fumante PARTE 5 Diário de um ex-fumante PARTE 6

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto