Hoje, no dia mundial sem tabaco de 2012, posso encher o pulmão com ar limpo (na poluição de São Paulo???) e dizer com convicção: sou um ex-fumante ! Certo? Sim, mas a luta para continuar nesta condição é diária.

Quem acompanhou os outros posts dessa linha viu que usei o Blog para me dar um pouco mais de força de vontade para parar de fumar pela segunda vez. No dia 03 de junho completo 5 meses sem cigarro. Levando-se em consideração que eu fumava um maço a cada dois dias, isto é, em torno de 4 maços por semana (no final de semana a coisa desandava), somamos 16 maços por mês. Arredondando aí para R$ 5,00 o valor do maço que eu fumava, economizei por volta de R$ 400,00 !

 

Sem contar a diferença que faz a vida sem cigarro:

– Não sinto mais falta de ar para subir três degraus de uma pequena escada;

– Não acordo com a sensação de que meu pulmão está no chão, fora do corpo, ao lado da cama;

– Não fico fedendo a cinzeiro velho;

– Minhas roupas não tem mais cheiro de fumaça;

– Não tenho mais mau hálito decorrente do cigarro;

– Não tenho mais aquele pigarro chato;

– Tenho mais tempo. Muito interessante.O cigarro toma tempo de vida enquanto você fuma e mais tarde estoura em uma doença debilitante que pode levar à morte precoce.

– Não preciso ficar sendo anti-social com meus amigos em bares e restaurantes, tendo que levantar e ir fumar lá fora;

O primeiro mês logo após a parada total do cigarro foi o pior desses 5 meses. O que ajuda muito é que a vontade vai diminuindo com o tempo. Mesmo assim, em alguns momentos de estresse do dia-a-dia, me pego desejando um traguinho. Nessas horas é bom estar com aquele chiclete de nicotina por perto e mandar bala. Já tive uma recaída depois de 2 anos sem fumar, por isso disse lá no começo que a luta é diária.

Os quilos que engordei já se foram. A atividade física DEVE estar aliada ao ato de parar de fumar, por três motivos simples:

1) É saudável, óbvio.

2) Com os exercícios que você vai notar a melhora de toda sua condição respiratória.

3) Não fique parado! Transforme o tempo de vida que você usava para se matar aos poucos em uma atividade física que vai te dar mais tempo de vida!

Minha namorada parou de fumar junto comigo também. São duas vidas que o cigarro não vai levar mais cedo. São centenas de outras vidas salvas, que fumariam passivamente por nossa causa! Chega de jogar fumaça para dentro do seu pulmão e depois assoprar. Se não conseguir parar sozinho, procure tratamento médico e largue este vício de uma vez por todas!

As Odontodivas falam do assunto AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo