Parece não haver solução fácil para os recentes ataques violentos que os dentistas estão sofrendo em São Paulo e em todo o Brasil. 

Fonte - http://www.revistaboemia.com.br/pagina/Default.aspx?IDPagina=264

Fonte – http://www.revistaboemia.com.br/pagina/Default.aspx?IDPagina=264

Toda população está sofrendo. O número de estupros aumentou 26% em São Paulo no primeiro trimestre desse ano de 2013. Quase todo dia vemos notícias de arrastão em restaurantes, assaltos no trânsito parado da cidade, roubos nas ruas, assassinatos e crimes bárbaros recentes cometidos contra dois cirurgiões dentistas dentro de seus próprios consultórios.

Em reunião com o secretário de segurança pública do estado de São Paulo, o CROSP – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, decidiu distribuir um aplicativo de celular que funciona como “botão e pânico”, alertando os contatos do dentista, caso seja acionado. (Assim que for lançado, colocaremos o LINK aqui)

Além disso, o CROSP inventou um sistema de e-mail para receber denúncias de assaltos e um número 0800 para que o dentista ligue em caso de ter sofrido violência. Basta enviar e-mail para o endereço – vamosnosproteger@crosp.org.br . Mais adiante teremos a fabricação de uma cartilha sobre Segurança no Consultório. 

Meus queridos leitores, no curto prazo essas ações parecem válidas, mas muito pouco eficientes. O que adiantaria eu mandar e-mail para o CROSP sobre violências sofridas dentro do meu consultório? Eu acho mais válido a polícia ficar sabendo disso. O botão de pânico é uma boa ideia, que poderia ser estendida para todas as pessoas. Eu sei que aqui em São Paulo, já é possível se comunicar com a polícia via SMS em alguns casos. Essesistema precisa ser melhorado para ser mais eficiente e para evitar possíveis trotes.

A segurança pública é DEVER do Estado, direito e responsabilidade de todos e é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Pagamos impostos exorbitantes para todas as esferas públicas para isso. É preciso um grande investimento na polícia e a sociedade clama por mudanças urgentes no código penal. Na maioria das vezes, vemos que a polícia captura os bandidos mas não consegue mantê-los presos. A Delegacia de Intervenções Estratégicas foi criada recentemente para este fim. Veremos sua verdadeira eficiência.

Eu fico aqui com meus botões, pensando. Algum advogado já pensou em entrar com um processo contra o Estado? Se é dever do estado nos dar segurança pública e ele não está conseguindo fazer seu trabalho direito, ele não teria uma parcela de culpa em tudo isso? Acho que se isso começasse à ocorrer em massa, mais cedo ou mais tarde algum desses processos seria vencedor e abriria precedente para que o Estado tenha que pagar indenizações às pessoas lesadas. Quem sabe assim eles resolvem se mexer de verdade.

Eu sei que é difícil limitar a entrada de gente desconhecida nos consultórios, mas temos que pensar um pouco em melhorar nossa segurança. Ficam aí algumas dicas:

– Atender sempre com hora marcada – tentar filtrar um pouco o tanto de gente desconhecida que entra no consultório. 

– Instalar câmeras que gravem todo fluxo de pacientes do dia e treinar as assistentes para ligarem e confirmarem indicações de pacientes.

– Não ficar sozinha(o) até muito tarde no consultório.

– Ter o número 190 no “Speed Dial” ou nos favoritos do celular.

– Vá pessoalmente ao posto policial ou delegacia mais próxima do seu consultório. Conheça o delegado, os policiais e pergunte se é possível ter o telefone direto dali em caso de emergência.

– Você pode se reunir com donos de estabelecimentos comerciais vizinhos ao seu consultório e tentar bolar medidas de proteção em conjunto, dividindo a despesa e aumentando as chances de proteção. 

– Contratar uma empresa de segurança que instale “botões de pânico” em locais estratégicos do consultório. 

– Caso esteja prestes a montar um consultório, prefira os conjuntos comerciais, onde ninguém sobe para seu consultório sem ser devidamente identificado.

– Infelizmente, carregar um tanto de dinheiro na carteira para não irritar os bandidos (é brincadeira???)

– Esconda o álcool em armário trancado com chave ou troque o recipiente do álcool, para que só você saiba qual é o correto. 

O mais chato de tudo isso é que um investimento desses pode encarecer o valor dos procedimentos cobrados aos pacientes. Desse jeito todo mundo sai perdendo. Ficamos reféns do crime. Está na hora do Estado se ligar e começar à trabalhar para melhorar a segurança pública para todos os brasileiros, com uma reforma no judiciário e mais investimento na polícia para que possamos trabalhar em paz.

Atualização  de 10/06/2013 – O CROSP sugere que os dentistas usem uma rede social no link à seguir – http://www.crosp.org.br/agentto/

Veja – SITUAÇÕES EMBARAÇOSAS DEPOIS DAS TRÁGICAS NOTÍCIAS

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto