O acadêmico de odontologia Diego Lírio me mandou uma mensagem falando sobre o kit acadêmico. Vamos ver se eu consigo ajudar no post abaixo. Claro que sempre conto com os comentários dos colegas sobre o assunto.

Kit acadêmico Dicas Odonto 2013

“Acho que não só eu, mas uma porção de estudantes de odontologia tem essa dúvida quando precisamos adquirir (um kit acadêmico). Tenho certeza que um tópico bem elaborado por você nos ajudará a tomar conhecimento de como proceder ao adquirir esse instrumento pelo qual muitos ficam ansiosos para manusear” – palavras do acadêmico Diego Lírio.

Isso é verdade, pois me lembro bem da época que passei pela mesma dúvida. Somos leigos nesta situação. Somos abordados por vendedores falando das vantagens de tal kit que é mais completo, de outro que dura mais ou de outro ainda que acaba sendo mais barato. Não sei quais são as opções hoje, mas lembro que lá em 1998, no final do meu primeiro ano de faculdade poderíamos escolher entre Kavo, Dabi Atlante, NSK e Gnatus.

Minha experiência: Eu acabei comprando o Kit da Kavo. Vinha em uma caixinha de madeira vinho com caneta de alta rotação, micromotor, contra-ângulo e peça reta, além dos caninhos desentupidores, adaptadores de brocas e o saca-brocas. O push-bottom existia, mas era luxo. Uso esse kit até hoje, tendo levado para a manutenção apenas uma vez. Conheça o kit acadêmico atual da Kavo Kerr – CLIQUE AQUI

Isso não quer dizer que as outras marcas não sejam boas. Eu acho que as quatro citadas acima são de ótima qualidade, mas o que mais conta é o cuidado que você tem com seus aparelhos. Não pode deixar de fazer EXATAMENTE como manda o manual. Sempre limpar bem, borrifar o óleo (melhor usar os óleos da mesma marca do Kit comprado e veja se o óleo é esterilizável – Saiba mais AQUI).

Tive colegas que compraram Dabi Atlante, Gnatus ou NSK e também os têm até hoje. Acho que você pode se perguntar: Eu tenho dinheiro para investir em um bom kit acadêmico? Se sim, vale a pena comprar um mais caro, pois ele vai ser mais durável (se você cuidar direito). Se não, pode comprar um mais baratinho para usar na faculdade e depois você compra um top de linha com push-bottom e luz de LED. Cuidado com canetas falsas sendo vendidas na Internet. Compre de um revendedor conhecido. Negocie o preço e pechinche.

Prestem atenção na irrigação das canetas de alta rotação. Eu já trabalhei com vários tipos e algumas são muito ruins. Peça para o vendedor testar a irrigação no laboratório com você. Existe uma “irrigação tripla” que às vezes bate na broca e fica espirrando de volta na sua cara. A minha caneta tem um irrigação de spray. Acho bem melhor. Também gosto da cabeça pequena da minha caneta. Ela alcança bem lá no fundo da boca. Já tive problemas com o saca-broca, porque perdi o meu original. Hoje as irrigação mudou muito é está bem eficiente.

Uma coisa que os acadêmicos têm hoje, que eu não tive há 15 anos atrás, é a busca pela Internet. Eu sei que existem muitas opções, mas procure por durabilidade, irrigação spray e preços competitivos. Negocie com os vendedores. Se os preços estiverem iguais ou muito parecidos entre duas marcas, peça brindes como sprays lubrificantes ou melhores condições de pagamento. Na dúvida, converse com professores ou com colegas veteranos que já usam o seu kit.

Se alguém tiver mais dicas, pode mandar bala nos comentários! Os acadêmicos agradecem!

OPINIÃO DAS ODONTODIVAS – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto