BBB20 – A matéria foi destaque em vários sites de entretenimento e levanta uma séria questão em relação a abcessos dentais e dores de dente. A influenciadora digital Rafaela Kalimann passou por um tratamento de canal após sentir algumas dores de dente durante sua estadia no BBB20. Então, aproveitamos o ensejo para que você entenda como que funciona um abcesso dental, como solucionar o problema e o que ele pode acarretar.

A participante do BBB20 estaria sentindo dores de dente e não conseguia dormir. Ela foi chamada ao confessionário e demorou um tempo para sair de lá. Aliás, os outros participantes não sabiam, mas ela já estava passando com um cirurgião dentista. Inegavelmente, dores de abcessos dento alveolares são fortes e intermitentes. Podem diminuir um pouco com remédios, mas SÓ PODEM ser resolvidas de verdade com intervenção do dentista. Por isso, é importante não ficar se automedicando e esperar para CORRER para um dentista nesses casos de dor.

Segundo fala da própria Rafaela, após o atendimento: “Deu um abcesso embaixo e um canal em cima”. Existem vários tipos de abcessos na boca. Os casos mais emblemáticos são aqueles que o paciente fica com o rosto inchado. Embora os relatos sejam vagos, eu poderia chutar que ela teve um abcesso pericoronário “embaixo”, sobre o dente do siso e um problema de canal no dente “em cima”, sem relação entre um problema e outro.

A gente pode precisar tratar um canal por vários motivos:

• Fratura dental
  • Cárie dental profunda
  • Fratura de restauração
  • Infiltração na restauração ou prótese pré existente
  • Trauma dental – Queda ou batida forte sobre o dente
  • Dente que já teve canal tratado, mas o tratamento foi incompleto

Se um dente que necessita de tratamento de canal e não é tratado logo, em termos bem leigos, o nervinho dele morre e apodrece lá dentro, confinado como um legítimo participante do BBB20. O nervo necrosa (morre). Essa fase pode apresentar alguma dor por um tempo e cessar, como pode até não doer. Impressionantemente, isso pode passar despercebido, mas internamente, um abcesso vai se formando. Aquele nervo necrosado está cheio de bactérias e elas vão se multiplicando a fim de tomar conta do osso lá no final da pontinha da raiz do dente. Silenciosamente. Eis o ABCESSO PERIAPICAL. Uma bomba relógio, sem timer.

Um belo dia, para o azar de algumas pessoas, em um feriado prolongado, no avião, numa viagem de férias, em um domingo ou dentro de um Reality Show BBB20 de confinamento, o dente resolve doer ou pior, incha com uma bolota de pus, dependendo da reação de cada indivíduo e do tipo de bactérias existente ali. Este foco infeccioso pode se comunicar com vasos sanguíneos e espalhar doenças para outras partes do corpo como a Endocardite Bacteriana. Pode evoluir para uma Angina de Ludwig, por exemplo, que em casos mais raros pode LEVAR A ÓBITO. Veja a importância disso.

E se eu tiver um abcesso dental?

Se o caso foi de ABCESSO PERICORONAL, aí temos a inflamação e infecção de uma “capinha” de tecido que sobra sobre o dente do siso quando ele não consegue erupcionar por inteiro. Muitas bocas não têm espaço para os sisos nascerem por completo. Alguns sisos estão em diagonal ou deitados e ficam ali como um carro mal estacionado, meio por cima do segundo molar, juntando sujeira. Um certo momento a região incha, exala mal cheiro e dói pra caramba. Ele pode também inchar o rosto como qualquer outro abcesso e APENAS O DENTISTA CONSEGUE RESOLVER! É preciso anestesiar, limpar, irrigar com soro, fazer o paciente entender como limpar, medicar e por fim, algumas vezes, precisa remover o dente do siso.

Outros tipos de abcesso são os ABCESSOS GENGIVAIS e PERIODONTAIS. É provável que  aconteçam na região entre o dente e a gengiva. Estão ao redor dos dentes e não na parte de dentro. São relacionados a acúmulo de placa, cálculo, bolsas periodontais e têm mais chance de aparecer em pacientes diabéticos não compensados.

Concluindo, vejam quantos problemas bucais sérios e suas relações diretas com outras doenças podem ocorrer. A dica aqui é sempre fazer consultas de prevenção no seu dentista. Obviamente, não espere doer. Não espere sangrar. Não espere quebrar ou cair. Tenha sua saúde bucal em dia, de fato, para não ter surpresas desagradáveis e doenças perigosas que podem até matar.

Luiz Rodolfo