Á primeira vista, parece mais um modismo bobo de blogueiras fúteis. O limpador de língua de cobre tem aparecido cada vez mais em postagens do Instagram. Os benefícios citados são muitos e o que alguns dentistas podem até estranhar é que o modelo que está fazendo sucesso é um limpador feito de cobre. Realizei uma extensa pesquisa e vou dar alguns fatos para você nesse artigo. Vem comigo.

Primordialmente, recebi de uma colega dentista uma pergunta em um grupo de whatsapp sobre esse apetrecho. Todos nós dentistas sabemos da importância do limpador de língua. Raspar a língua é uma recomendação odontológica padrão para completar a higiene bucal. Ademais, sabemos que a língua funciona como um tapete acumulando sujeira pro cima dela. Pele morta, restos de comida, bactérias vivas e mortas e seus dejetos se amontoam ali. Tanto que observamos uma massa esbranquiçada sobre a língua, a qual damos o nome de saburra lingual.

O que sabemos é que a saburra lingual não é removida apenas por métodos químicos como bochechos e gargarejos. Definitivamente, é necessário esfregaço da região para eliminar essa maçaroca.

Nesse sentido, esse amontoado de sujeira e restos DEVE ser removido diariamente. O melhor aparato para esta remoção é o limpador de língua. Entretanto, este dispositivo relativamente simples tem passado por um movimento de Nutellização. Por exemplo, você pode encontrar limpadores de língua de plástico com duas hastes ou em formato de escova de dente com um cabo. Além disso, alguma escovas de dente apresentam uma superfície rugosa no plástico atrás das cerdas destinado a limpeza de língua. Apesar disso, o tipo que mais tem feito sucesso nas redes sociais é o limpador de língua feito de cobre.

Seria isso apenas um modismo? Quais os benefícios reais?

Segundo a medicina milenar indiana chamada de Ayurveda, o hábito de raspar a língua pela manhã pode trazer inúmeros benefícios. Ainda assim, a recomendação é que seja feita em jejum, logo apos acordar para remover fisicamente a camada de sujidade acumulada sobre a língua. Isso vem de encontro com a recomendação da Odontologia. Sim! É muito importante você raspar sua língua, pelo menos uma vez ao dia. Porém, e o cobre?

Acima de tudo, o cobre é um metal nobre com propriedades antimicrobianas. Afinal, dei um Google nessa informação e você encontra muita baboseira e pesquisas sérias. O cobre tem a capacidade de inativar inúmeras bactérias, mas isso falando de superfícies de cobre e por um período de tempo de no mínimo 60 minutos. A única vantagem que vejo do limpador ser de cobre, sobretudo, é que ele em si não ficará contaminado. Não é que ele tem poder efetivo sobre as bactérias que estão na língua, entendeu?

Por que o cobre? O importante é, se você for dentista, que você COBRE consulta. Rá.

Concluindo, esfregue e limpe sua língua diariamente. Seja em jejum ou depois de comer.  Com limpadores de cobre, de plástico, de titânio, de adamantium ou com a parte de trás da escova. Enfim, o importante é remover a saburra diariamente e evitar mau hálito, acúmulo e proliferação de bactérias nocivas ao nosso organismo.