O BBB22 movimenta bastante a mídia e as postagens. Com a Odontologia não é diferente. Dentistas são chatos e ficam mesmo reparando nos sorrisos dos participantes. Esse ano temos poucos sorrisos facetados e mais sorrisos de dentes naturais. Um ponto positivo, levando em consideração o reality concorrente do segundo semestre. A Fazenda tem em sua maioria participantes com sorrisos de azulejo. Vamos passear pelos sorrisos do BBB22 seguindo um vídeo feito pelo Instagram @empoderaodonto

Primeiramente, nosso intuito aqui não é julgar ou tirar sarro de problemas bucais. Muito pelo contrário. Ali dentro do BBB22 há muita influência com a audiência. Desde já, nosso objetivo é alertar e mostrar a infinidade de detalhes que podemos extrair dos sorrisos. Desse modo, muitos telespectadores podem também entender alguns problemas bucais.

Venha com a gente analisar sorrisos e hábitos nocivos entre alguns participantes do BBB22

Começamos com Tiago Abravanel aparaceu em alguns momentos da edição chupando o dedo. A sucção digital é um hábito nocivo viciante. Assim como roer unhas ou morder objetos. Em longo prazo, esse hábito pode levar a problemas de posicionamento dental como a mordida aberta anterior e o palato ogival. De antemão, sabemos que é muito difícil eliminar certos hábitos. Por vezes, é preciso muita disciplina e orientação profissional.

Ademais, falando em mordida aberta anterior, o sorriso do Douglas Silva mostra bem esse problema de posicionamento dental. Além disso, também podemos perceber a interposição de língua. Seu sorriso é praticamente perfeito com dentes naturais e muito bonitos, porém não encostam na parte anterior. Caso ele queira melhorar essa mordida, basta procurar um dentista especialista no movimento dos dentes, o Ortodontista.

Por outro lado, no caso do Vinicius, é possível reparar um sorriso que chamamos de gengival. O vídeo fala em microdontia, mas pode ser que os dentes possuem esse aspecto menor pelo excesso de gengiva. O sorriso gengival é na maioria das vezes uma desarmonia estética que não necessariamente precisa de tratamento. Vai depender muito da vontade da pessoa e de quanto isso a incomoda. Em alguns casos, o excesso gengival forma “bolsas negativas” virando um prato cheio para o acúmulo de placa e sujeira. Nesses casos há maior indicação de tratamento, por ser uma hiperplasia. Seu tratamento é sempre cirúrgico e tem resultados muito promissores. Nesses casos, procure um Periodontista.

BBB22 também é cultura odontológica. Veja ainda mais detalhes de sorrisos à seguir

Acima de tudo, odontologia é feita de detalhes. Poxa e daí que tem um canino saliente? Os caninos são dentes de suma importância em nosso equilíbrio de mastigação. Todavia, para simplificar, ele guia os caninos inferiores para proteger os quatro incisivos em movimentos de lateralidade da mandíbula. Se um canino superior estiver fora da sua guia, pode ser que o canino inferior fique batendo nos incisivos laterais em movimentos para os lados, como os que a mandíbula faz no bruxismo. Isso causaria retrações gengivais, desgastes e até fraturas no lateral que é um dente frágil e despreparado para aguentar essa carga. O sorriso da Jessilaine e do Rodrigo são praticamente perfeitos, fora este detalhe. Por exemplo, aparelhos podem resolver o posicionamento e a Dentística depois pode reparar eventuais desgastes.

Como assim? Vamos falar de sorriso e postam uma foto do Luciano de boca fechada? Entretanto, os olhos vorazes por diagnóstico vão perceber, mesmo de boca fechada. Ele possui uma mordida que os Ortodontistas classificam como classe III. Quando a mandíbula fica à frente da maxila em seu fechamento. Percebam que o queixo dele e o lábio estão mais para frente. Depois de certa idade, esses casos podem ser resolvidos com uma cirurgia que chamamos de ortognática. Apesar disso, a Ortodontia pode entrar preventivamente se o dentista for procurado precocemente, quando a criança estiver em crescimento.

Por outro lado, o participante Eliezer afirmou em suas redes sociais que gastou cerca de R$ 15.000,00 em procedimentos de harmonização facial. Ocasionalmente, os procedimentos mais frequentemente realizados são de preenchimento de bigode chinês (sulco nasolabial), de olheiras e deixar a base da mandíbula mais quadrada. Afinal, acham que mudou muito?