A profissão de dentista até hoje é referenciada ao trabalho autônomo, mesmo que os processos tenham ficado mais complexos e as obrigações mais presentes. A pessoa jurídica se destacou no meio e facilitou bastante o crescimento dos consultórios odontológicos.

E o que isso quer dizer? A visão que a sociedade tem sobre a profissão pode atrapalhar a compreensão de que tempo é dinheiro, e para um dentista que estudou e se especializou para o mercado de trabalho, esse não é um bom conceito.

A relação construída entre dentista e paciente precisa transmitir essa responsabilidade entre ambos, afinal, é uma relação profissional.

Mas aí quando o paciente falta, surge a dúvida sobre cobrar ou não esse tempo perdido.  Vale a pena cobrar essa mensalidade?  Nesse artigo vamos explanar o assunto e te apresentar alguns fatos para tomar essa decisão.

Mudança de postura

 Toda a sua rotina está diretamente ligada à sua organização: se você se planeja, colhe bons resultados, se você se resguarda, evita problemas ao longo do caminho.

Desde o primeiro momento com seu novo paciente é preciso que você deixe claro, até verbalmente, de que forma os seus serviços são prestados. Se seu paciente vem de dentistas que não cobram a falta sobre as consultas, uma quebra de costume precisa acontecer para te evitar futuros problemas.

A forma com que você se comunica pode facilitar a troca de informações entre dentista e paciente.

Sinalize que quando uma consulta não é cancelada com antecedência, você se prejudica, e a simples atitude de reagendar te ajuda a trabalhar sem transtornos e ainda não atrapalha o tratamento de seu paciente.

O que, de fato, diz a lei?

 Se você foi bem orientado para começar os trabalhos na odontologia, sabe da importância dos contratos. Eles podem te auxiliar na comunicação entre seu consultório e o paciente, te proteger de questões referentes ao trabalho executado, e ao mais relevante para esse artigo: questões administrativas.

O artigo 59. do Código de Defesa do Consumidor veda a cobrança por um serviço não prestado.

Mas tudo vai depender do que você inseriu no seu contrato. Se nele existe a cobrança sobre as consultas não canceladas previamente, você pode e deve cobrar. Caso essa regra não esteja estipulada antes do ocorrido, será difícil ter suporte jurídico para realizar essa cobrança.

É possível encontrar modelos de contratos bem completos para dentistas na internet, e neles, observe se existem cláusulas referentes à falta de pacientes. Essa é a melhor forma de se proteger dessa inconveniência.

Defesa simples

Ter uma consulta cancelada por motivo de falta do paciente é um problema administrativo, mas cabe uma pergunta: Esse paciente recebeu um lembrete sobre esse compromisso no dia anterior? Não só nos consultórios odontológicos, na maioria dos serviços que são realizados por meio de hora marcada essa é uma ação importante.

É possível automatizar esse trabalho de envio das confirmações de consulta através de um software odontológico. Dessa forma você consegue liberar essa função da secretaria, tendo mais tempo para organizar a agenda e atender melhor seus pacientes.

 Caso o seu consultório odontológico experiencie um alto número de faltas em consultas, experimente uma automação e compare os resultados. Essa pode ser uma boa estratégia para melhorar o desempenho e ainda analisar os dados.

O momento da cobrança

Você deixou de encaixar outro paciente no lugar do faltante e através do documento assinado por ele mesmo, você consegue cobrar essa consulta perdida sem problemas.

Mas o cuidado com a forma de interagir com esse paciente é importante. Explicar e demonstrar quais as suas responsabilidades em relação a outros pacientes, ao seu consultório físico e, é claro, ao andamento do tratamento odontológico do paciente, são essenciais para um bom relacionamento.

Pensando em fidelização de clientes, todo o cuidado é pouco. E essa relação que você constrói com eles é importante para impor limites, mas também para se colocar como um profissional presente.

 Agregando valor ao seu trabalho

 Qual é a imagem que você aspira para a sua vida profissional? Se dar ao direito de receber por uma consulta perdida por falta de comunicação de seu paciente, com certeza te faz um profissional atento a sua agenda.

Uma atitude que te valoriza e também demonstra maior cuidado com seu paciente, é a compreensão sobre casos em específico. Por exemplo, a primeira falta de um paciente exemplar pode passar sem cobranças, apenas com um toque amigo.

Agora, se um paciente é recorrente em faltas, nada mais justo do que os serviços serem cobrados. Isso demonstra o seu valor e profissionalismo diante de tais atitudes que atrapalham a sua rotina.

Sendo cobrado apenas um percentual referente a sua perda financeira, em virtude do não comparecimento de um paciente em horário definido, ficará simples de repassar essa cobrança e ainda manter a sua boa relação com um paciente.

Portanto, não tenha mais dúvidas: é do seu direito cobrar a mensalidade quando um paciente falta uma ou mais consultas odontológicas. Leia atentamente o contrato que utiliza, ou irá utilizar, para promover seus atendimentos e não se prejudique.

A responsabilidade com o processo de tratamento dentário não é só seu, é também do paciente, que se coloca à disposição para os trabalhos. Exerça os seus direitos e pratique a odontologia sem contratempos administrativos.