Afinal, amálgama faz mal? O mal real das informações falsas em saúde é este. Quando as mentiras circulavam nas redes leigas, tínhamos um grande problema pela viralização dessas informações. Chamadas também de pós-verdades por trazerem soluções fáceis para problemas difíceis. Curandeirismo e charlatanismo agora estão em voga com perfis de profissionais da saúde espalhando mentiras nas redes sociais.

ENFIM, AMÁLGAMA FAZ MAL?

Imagine um médico com milhões de seguidores. Dessa forma, seu perfil é referência nas redes. Nos comentários circulam artistas e outros perfis grandes que também possuem autoridade perante aos leigos para falar e compartilhar assuntos relativos a saúde das pessoas. Uma imagem com legendas mentirosas sobre restaurações de amálgama de prata (aquelas cinzas e prateadas) circulou recentemente pelo Instagram. Isso deixou centenas de dentistas perplexos. Fomso lá esclarecer tudo nos comentários e para combater a desinformação realizei uma postagem que foi bastante compartilhada – infelizmente, nem chegou perto do compartilhamento da “fake”.

Recentemente, o CFO (Conselho Federal de Odontologia) junto com pesquisadores, professores e a SBPqo (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica) publicaram nota desmentindo essa história que diz que restaurações de amálgama em boca são tóxicas e podem fazer mal a outros órgãos do corpo. Apesar de inúmeras postagens dos dentistas biológicos nesse sentido. Isso é uma mentira deslavada de dentistas ditos biológicos. Essas mentiras pipocam todos os dias em postagens de perfis grande sou pequenos, vindas principalmente de profissionais da saúde.

Nesse sentido, vou publicar aqui as imagens das informações corretas para que você possa enviar este artigo a um amigo ou paciente que possa vir trazendo esses questionamentos baseado em informações mentirosas que infectam a rede social. É uma doença também. Uma doença causada pelo descaso de gente mal intencionada que só quer espalhar medo e mentiras, podendo eles mesmos se apresentarem como os que têm as grandes soluções para esses problemas.

 

O restante da postagem você pode ler AQUI NESTE LINK. Por fim, neste espaço, desde 2010, trabalhamos com informações de qualidade e com evidência científica. Em suma, saiba procurar a melhor informação em locais que prezam pela evidência científica.

Um Abraço

Luiz Rodolfo

Equipe Dicas Odonto