Dentistas Lentistas. Já há alguns anos, percebemos um fenômeno crescente na Odontologia propagandeada nas redes sociais, principalmente no Instagram. Sorrisos feitos de resina ou porcelana sendo chamados de “lentes”. Dentes brancos opacos, geralmente maiores, mais gordinhos e dando mais amplitude ao sorriso. Dentes que chegam um pouco antes da pessoa chegar ao recinto. Um Branco grande opaco longe do natural. O que está acontecendo?

O que é Lente de Contato Dental – Veja AQUI

Infelizmente, ouso dizer que o artificial parece ter vencido a batalha estética contra o natural. Todo dentista sabe que o melhor dos mundos é a conservação dos nossos dentes naturais. O natural sempre é melhor. Sem nada colado por cima. O natural pode até passar por tratamentos como Ortodontia (aparelhos) para a correção do posicionamento e clareamento dental para restabelecimento da cor mais clara. Por outro lado, o imediatismo ditado pela internet e pelas novas gerações levaram ao aumento da demanda por tratamentos rápidos que precisam colar materiais sobre os dentes – sejam eles resinas ou porcelanas.

Hoje o marketing (ruim na minha opinião) tornou qualquer coisa colada sobre os dentes uma “lente de contato”. Como já vimos um alerta do professor Oswaldo Scopin, grande referência na Odontologia brasileira e mundial, “Acréscimo estratégico de resina composta” não é “Lente de Contato”. Enfim, vemos muita gente vendendo gato por lebre, chamando urubu de meu louro, chamando qualquer tratamento estético de “lente”. Daí o termo que uso no título: “Lentistas”.

Natural

Natural

Artificial

Qual é o mais bonito? O Natural ou o Artificial?

Outro problema que enxergo, além da confusão criada pelos lentistas de chamar tudo de “lente” é a colocação de tratamentos à frente das indicações. O Instagram está lotado de vendedor de lente. Dentistas que só fazem isso. Independente do paciente e seus problemas, ele vende lentes. Sabemos que tratamentos odontológicos são como ferramentas. Não servem para todo mundo e para todos os casos. Você não vai usar uma chave de fenda para apertar uma porca. Levando isso a um outro extremo, seria como um Implantodontista que resolvesse todos casos de dente fraturado com implante. Independente do diagnóstico, extração e implante. Saúde não deveria funcionar assim.

Essa postura que está super em voga nas redes sociais, juntamente com outros profissionais vendendo cursos de “lentes em resina” criou uma grande confusão na cabeça dos pacientes e gerou uma certa demanda. Sim. Os paciente querem dentes mais brancos e bonitos, porém tem gente vendo dentes com excesso de material e tratamentos que estão agredindo gengivas e osso por não respeitarem a topografia da região. Sorrisos com um branco opaco irreal, com formatos estranhos que podem ser iatrogênicos e demandam trocas a cada 2 anos, 5 anos ou 10 anos. Haja dindim.

O que determina como será o novo sorriso não é apenas o desejo do paciente. O paciente chega ao dentista com um desejo, uma expectativa e o dentista após fazer o diagnóstico, usa de toda gama de ferramentas da Odontologia para chegar o mais próximo possível do resultado esperado por ambos. O que estamos vendo é o uso de apenas uma ferramenta para resolver todos casos, feito por alguns dentistas. A indicação sendo colocada na frente do diagnóstico. Isso não é saudável nem para a Odontologia como classe e nem para os pacientes.

Além de todos esses problemas, isso também gera uma ilusão na nova geração de dentistas vindoura. Eles enxergam ali no feed do Instagram – espaço em que passam boa parte do tempo – que “dentistas de sucesso” estão ganhando muito dinheiro vendendo lentes. Que a solução para sua diferenciação profissional é virar um vendedor de lentes. Outra ilusão. Porque esse sucesso muitas vezes é fake. É feito para enganar um público que só vai enriquecer o dito professor. Fica até difícil diferenciar os bons professores nesse mundo onde o número de seguidores vale mais que um currículo.

Meu apelo: não seja um Lentista. Seja um Dentista. Cirurgião Dentista. Que preza saúde e função, sendo a estética sua consequência. As lentes e o sonho de ter lentes contaminaram o mercado e isso será ruim em médio ou longo prazo para a Odontologia que vai precisar ficar consertando problemas gerados pelos próprios tratamentos feitos aí por alguns Lentistas.

Concorda? Em partes? Deixe seu comentário abaixo!

Um Abraço,

Luiz Rodolfo