Realmente, os termos lentes de contato, facetas e coroas ficaram totalmente misturados na cabeça da pessoas. Hoje tudo é “lente”. A utilização e a banalização do termo “lente de contato dental” como ferramenta de marketing trouxe inúmeras dúvidas. Aquelas celebridades que aparecem no Instagram e em sites de fofoca com “dentes de tubarão” – dentes desgastados, preparados para receber próteses fixas – geralmente não receberão lentes de contato dental. Esses trabalhos já são considerados coroas totais. Vamos explicar cada tratamento, o porquê dos desgastes e quando é possível trabalhar sem passar a broca no esmalte dos dentes.

Foto Instagram @tchelogiordani – Lentes de Contato Dentais

Capas, jaquetas, pivô. São nomes populares dados às próteses fixas cimentadas sobre os dentes. Se referem aos mais variados tipos de trabalhos realizados sobre as estruturas dentais. Entretanto, por que alguém sairia colando coisas em cima dos dentes? Na filosofia de uma odontologia conservadora, tentaremos preservar ao máximo as estruturas naturais do dente. Se o dente estiver saudável, sem cáries ou trincas ou fraturas, na maioria das vezes, ele não deveria ser desgastado em nome de tratamentos puramente estéticos.

Desgastes dentais e preparos são inerentes à Odontologia. São extremamente necessários para obtermos os melhores resultados na hora de planejar próteses. E quando há outras opções que não precisam de desgastes?

A princípio, acredito que dois fenômenos dos dias atuais estejam influenciando esse “boom” de tratamentos estéticos protéticos em pessoas cada vez mais jovens. Um deles passa pelo espírito do tempo em que vivemos. Uma época superficial de ansiedade e pressa. As pessoas querem as coisas “pra ontem”. Tudo é muito volátil e efêmero. Os modismos mudam de um dia para o outro, num piscar de olhos. O outro é a vontade de ter um sorriso de dentes grandes e tão brancos que não imitam a realidade. Uma demanda fabricada de sorrisos azulejados quase cômicos em celebridades e “influencers” nessa nossa modernidade líquida.

Os apelidos desses sorrisos: Facetas Sertanejas, Mentex, Plets, Chiclets, Sorriso do Máskara, Cor Deca, Cor de Bidê …

Nada contra ter um sorriso lindo, branco e perfeito. Como cirurgião dentista, busco isso todos os dias nos meus pacientes. Por outro lado, nosso papel é imitar a natureza. Eu fico muito feliz quando o paciente não consegue identificar qual é o dente natural dele e qual é o dente que eu restaurei, ou qual é a coroa, ou a faceta ou a lente. Aliás, vamos deixar bem claro de uma vez por todas quem é quem nessa história.

1 . Lente de Contato Dental

Lente de contato dental | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Esta é a mais fina das próteses de porcelana, tendo de 0,2 a 0,4 mm de espessura, que pode ser colada sobre os dentes. Ela é tão fina que chega a ser transparente e parece mesmo uma lente de contato ocular. Sua indicação é bastante restrita. Como ela é finíssima, ela não demanda muito desgaste dental, geralmente. Em alguns poucos casos, ela pode ser colada sobre os dentes sem necessidade de desgaste.

2. Faceta

Faceta de porcelana: o que é e qual a diferença com a lente de contato  dental?

Entenda a faceta como uma unha postiça com espessura que vai de 0,7 mm a 2 mm. Ela substitui a parte frontal do dente e pode ser de resina ou de porcelana. Uma faceta de porcelana sempre vai demandar desgaste dental. Esse desgaste é seletivo, um preparo para o dente poder receber a peça e ela não ficar soltando.

3. Coroa total sobre dente

Essa substitui a coroa do dente por completo. Apelidada de jaqueta ou pivô quando tem um pino junto. A coroa total demanda desgastes muito maiores e vai ser utilizado quando houver perda de estrutura dental por cárie ou fraturas. O dente pode ou não precisar de tratamento de canal. Em muitos casos é necessário um núcleo ou pino de fibra e vidro para diminuir as chances de quebra e aumentar a longevidade.

Aqueles “dentes de tubarão” que vimos nas redes sociais de um cantor de funk são preparos para coroas. O dente por baixo fica fino mesmo e preparado de um forma que a coroa encaixe, seguindo vários preceitos biomecânicos. Ali talvez já teve lente. Hoje já está com coroas, com 22 anos de idade apenas. O que acontecerá quando ele completar 30 anos? Implantes? E com 60 ou 80 anos? Além de tudo isso, devemos ter em mente que o ser humano vive cada vez mais.

Será que essa nova geração chegará aos seus 120 anos com dentes naturais? E se os tivesse conservado e feito tratamentos mais conservadores que não precisam de desgastes?

Isso existe? CLARO! Aparelho dental e clareamento. São tratamentos super conservadores, sem desgastes dentais. Ué, por que as pessoas não escolhem esse tipo de tratamento quando têm todos dentes saudáveis, ao invés de sair desgastando para colar lente, faceta ou sei lá o que? Por que demora. Porque não é imediato. Ortodontia leva em média 2 anos ou mais. Eles querem o dente pronto amanhã. E vai ficar hiper branco como de artista e Reality Show? Para atingir um branco irreal, você precisa colar uma peça sobre o dente, então. Ou ainda, utilizar a resina sobre o dente como estamos vendo também muitos casos nas redes sociais. 

Portanto, pense bem antes de optar por um tratamento. Pense se você precisa mesmo desgastar seus dentes naturais. Muitas vezes, os pacientes chegam pedindo isso no consultório. É aí que entra o papel do dentista correto e ético. Ele deve explicar e apresentar mais de uma forma de tratamento. Deve mostrar vantagens e desvantagens, explicitar as limitações, pensar em longo prazo. Colocar todos esses dados de maneira sincera no colo do paciente para que ele possa fazer a melhor escolha que englobe função e estética.