Passei os últimos 6 dias de férias em Buenos Aires. Em meio aos passeios, fiquei prestando atenção nas clínicas odontológicas por lá. Achei interessante que quase todas elas estampam o preço, sem pudor, na vitrine. Todas que vi, sem exceção, não cobram consulta. Podem reparar nas fotos que vou colocar à seguir, os escritos: “Consulta Sin Cargo” ou “Consultas Grátis”.

Em relação aos preços, é difícil mensurar se eles são baratos ou caros, levando em conta o poder de consumo da população. Por exemplo, em uma das clínicas, um tratamento endodôntico custa à partir de 270 pesos. Para nós, do Brasil, com um câmbio de R$2,00 = 1 peso (uma média), o preço ficaria em R$ 135,00. Bem barato, na minha opinião. Para os norte americanos, então, seria uma pechincha! Com o câmbio de U$ 4,00 = 1 peso (em média), o canal unirradicular ficaria por U$ 67,50.

Com certeza, a legislação portenha é bem diferente da nossa, que nos proíbe tais práticas.

Este estava fechado, pois a foto foi tirada num domingo.

Este outro estava fechado com uma placa de Aluga-se.

Um taxista me contou que achava o sistema de saúde de Buenos Aires muito bom. Bons médicos e fácil acesso. Aliás, até foi dito que há uma mistura entre público e privado, onde os médicos atendem nas duas esferas, não existindo aqueles profissionais que atendem apenas pacientes particulares. (Informação dada por um taxista, sem confirmação)

Esse mesmo taxista também me disse que os preços dos dentistas eram acessíveis para eles e para a maioria da população. Porém, reparei que muitos deles eram desdentados e nem se preocupavam em usar próteses ou esconder seus sorrisos detonados.

Acima, um panfleto que estava jogado no chão. Eles dividem em 12 vezes e fazem clareamento em 40 minutos. Que avançados, hein! Prometem carga imediata. Que beleza de odontologia! Às vezes, até parece a nossa, aquela que vemos nas propagandas de grandes clínicas na TV.

Andando pela cidade, encontrei esse curioso joguinho de dentista:

E esse coral humorístico-teatral, com uma dentadurazinha de símbolo, chamado Boca-a-Boca:

O que achei bem diferente daqui de São Paulo, é que não vemos um dentista a cada esquina. As clínicas são bem espaçadas e ficam em grandes avenidas com acesso dos transportes públicos.

Essa foto, desse hospital de Odontologia infantil, foi tirada no bairro La Boca, onde visitamos o Caminito e La Bombonera:

Por fim, a última referência odontológica que encontrei, por mais incrível que pareça, foi dentro da Casa Rosada, a sede do governo argentino. No salão principal, logo na entrada, há uma homenagem aos líderes revolucionários da américa latina. Lá no meio deles, está o nosso patrono e mártir, adivinhem quem:

Ele mesmo, José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Quadro doado pelo Presidente Lula para esta exposição especial da Casa Rosada.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo