Lixas nos dentes e dentes de tubarão? Os modismos da internet realmente não têm limite. Em setembro desse ano acabamos conhecendo um novo desafio: jovens lixando seus dentes com uma lixa de unha para deixá-los todos na mesma altura, conforme a imagem abaixo:

Sim. Sabemos que na anatomia original temos dentes com tamanhos diferentes e todos eles se encontram em plena harmonia no sorriso e na mordida. Os incisivos centrais superiores são mais compridos que os laterais. A natureza fez assim! Porém, os jovens com seus “challenges” em busca de inclusão, likes e atenção na rede social Tik Tok podem estar destruindo o precioso esmalte dos seus dentes.

Os vídeos dão calafrios. Esmalte desgastado não volta nunca mais, expõe dentina, aumenta a chance de sensibilidade, cáries, dores, fraturas, problemas na fala e na mastigação. Nossa maior arma contra esses modismos é a informação de qualidade e a orientação.

Por outro lado, vemos reportagens na Internet alertando sobre grandes desgastes nos dentes, também mostrados por jovens em suas redes sociais:

Esses que ganharam o apelido carinhoso de “dentes de tubarão” e geraram memes com a irritante musiquinha do Baby Shark. Esse tipo de desgaste não é feito com lixa e não é culpa dos jovens. Esse desgaste é realizado por dentistas que estão entrando em outro modismo: o dos sorrisos de dentes super brancos e grandes. Em busca de um sorriso reluzente, largo e brancão, jovens celebridade têm procurado dentistas para um resolução rápida.

Muitas vezes vendido e propagandeado como “lente de contato dental”, esses desgastes são muito maiores que os realizados para lentes. Já são desgastes para coroas. Esse tipo de tratamento tem indicações quando há grande destruição dental, ou em pacientes mais velhos que já passaram por vários tipos de tratamentos. Em jovens com dentes naturais saudáveis, isso nunca deveria ser feito. Tamanho desgaste em pacientes tão jovens pode culminar em quarentões ou sessentões desdentados. Justo nessa geração que vai viver por mais tempo.

Enfim, não desgaste seu dente com lixa e nem busque tratamentos mirabolantes e mágicos que apresentam soluções extremas. Opte pelos aparelhos ortodônticos e clareamento dental quando possível. Mantenha seus dentes sempre que possível. Sua qualidade de vida lá na frente vai depender muito deles.

Uma Abraço

Luiz Rodolfo

Dicas Odonto