Escovando os dentes com Pokemons. À princípio, existem vários apps que auxiliam a escovação dos dentes. A novidade agora é o app gratuito Pokemon Smiles (já disponível para iOS e Android). Uma mistura de jogo, realidade aumentada e escovação dos dentes.

Da mesma forma, muitas mamães e papais têm dificuldade na hora de escovar os dentes dos pequenos. A recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria é que se utilize escovas dentais de tamanho compatível com a idade (observar os rótulos), cerdas macias com pasta de dente com flúor.

Escovar os dentes após as refeições é a chave do sucesso para evitar cáries e problemas bucais

Antes de mais nada, usar muito pouca pasta de dente – cerca de um grão de arroz para crianças menores de 4 anos e o equivalente a um grão de ervilha para crianças maiores de 4 anos, que já saibam cuspir. É bacana incentivar a criança desde antes do nascimento dos dentinhos a se acostumar com a rotina de escovação após as refeições. Todavia, a escovação deve iniciar de verdade assim que os primeiros dentinhos começam a aparecer – dentinhos de frente de baixo.

Fonte: ABOPED – Associação Brasileira de Odontopediatria

Fonte: ABOPED – Associação Brasileira de Odontopediatria

O App Pokemon Smiles é bem completo. Atualmente, ele pode tornar a escovação um momento lúdico e bastante divertido. É possível escolher alguns Pokemons para aparecerem sobre a cabeça das crianças na tela do celular. A criançada vai se divertir escovando enquanto a tela vai mostrando os bichinhos da cárie sendo destruídos. No final da escovação, ganhamos um novo Pokemon. Além disso, no canto inferior direito, imagens vão mostrando todos os dentes e ângulos que devem ser escovados. O App parece identificar sem movimentos e vai dando dicas para melhorar a escovação. Tudo isso com com uma marcação de tempo, notificações com hora de escovar os dentes e vários itens para desbloquear assim que você vai utilizando o app mais vezes.

Assista ao vídeo

[youtube]V05A_ZD9Qt4[/youtube]

Ás vezes, com crianças menores fica um pouco difícil de escovar os dentes e usar o celular se você estiver sozinho. Talvez seja mais indicado para crianças maiores de 2 ou 3 anos. Como o vídeo promocional mostra, você vai precisar de um suporte para colocar seu celular sobre a pia.

Desde já, faça o teste e baixe o app gratuitamente. Quem sabe você torna o momento de escovar os dentes algo agradável ao invés de um momento de dificuldade e gritaria.

Dica do Frank Botega

Um Abraço

Luiz Rodolfo