Dentistas adequam protocolos pós Covid-19. Hoje o Jornal da Manhã da rede Jovem Pan conversou com médicos de um famoso hospital de São Paulo sobre a disseminação do Coronavírus pelo aerossol das canetas de alta rotação utilizadas pelos dentistas. Nada mais que uma reportagem curta e de manchete  alarmista, mostrando um problema e não contou que toda classe odontológica já está preparada para o atendimento de pacientes levando a pandemia em consideração.

Procedimentos eletivos podem aguardar. Se for possível, neste momento, fique em casa.

Certamente, todos já sabemos que os aerossóis gerados em alguns procedimentos odontológicos como utilização de ultrassom para raspagem periodontal, caneta de alta rotação e seringa tríplice podem espalhar o coronavírus pelo ambiente, caso a paciente esteja infectado. Por isso, todos os protocolos de atendimento já foram adequados. Além disso, quem for atendido em um consultório odontológico hoje pode dizer que muita coisa mudou. Desde a limpeza até os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Assista aos vídeos abaixo – Uma Live que realizei com o Dr. Victor Montalli em maio de 2020

Em primeiro lugar, realizamos uma pré consulta com todos pacientes. Caso eles relatem sintomas de gripe ou contato com alguém que foi confirmado com Covid-19, a recomendação é que o paciente seja atendido após 14 dias, se for possível esperar. Ademais, quando o paciente chega no consultório, ele limpa os pés em um pano (ou tapete) embebido em Hipoclorito de Sódio a 1%, sua temperatura é medida e ele é orientado a lavar as mãos e escovar os dentes. Após escovar os dentes, ele realiza um bochecho de 1 minuto e meio com solução de clorexidina a 0,12%. Esses procedimentos, por exemplo,  já conseguem diminuir muito a carga viral da boca, caso o paciente esteja infectado e assintomático.

Do mesmo modo, pedimos aos pacientes que evitem trazer acompanhantes nas consultas para evitarem aglomerações

Todos os procedimentos de desinfecção esterilização já são realizados há muito tempo pelos dentistas em seus consultórios. Rotineiramente, os materiais são limpos, embalados e esterilizados em autoclave. Todo equipamento é limpo com produtos próprios para desinfecção como os quartenários de amônio. Além de máscara N95 PPF2, luvas, touca descartável, jaleco de TNT gramatura 40 para cima e óculos de proteção, o dentista utiliza um escudo facial, ou viseira “face shield”. Tudo que é descartável é trocado.

Já sabemos e já estamos trabalhando à frente dessa informação

O médico da reportagem contou o problema e faltou dizer que já estamos trabalhando com a melhor solução possível, com um grande esforço e investimento

Nesse ínterim, deve haver um espaço maior entre os pacientes quando o dentista utiliza procedimentos que geram aerossol. Tenho certeza que os pacientes não precisam de mais alarmismo dentro desse estado terrível de pandemia que estamos vivendo. Os cirurgiões dentistas estão perfeitamente capacitados para voltar ao atendimento seguindo essas recomendações que vêm de órgãos oficiais como a ANVISA e os conselhos de classe.

Os EPIs completos que já eram praxe do cirurgião dentista com modificação da máscara N95 e da viseira desenhada sobre a foto.

Os horários de pacientes estão sendo espaçados tanto para limpeza do ambiente como para evitar aglomerações nas recepções. Utilize sempre a sua máscara caseira de pano no trajeto de ida e volta para casa.

Existe um esforço tremendo sendo feito pelos profissionais para poderem seguir trabalhando e cuidando da saúde bucal e do sorriso das pessoas.

***Atualização 04/08/2020

Jovem Pan ouve os dentistas e realiza a seguinte reportagem – CLIQUE AQUI