O sorriso do Papa Capim Dinho (@opapacapim_dinho), humorista com mais de meio milhão de seguidores no Instagram e auto intitulado “Rei dos Memes” causou alvoroço geral pela Internet. Dono de dentes extruídos e totalmente fora de posição, sua transformação bucal chamou atenção pela aparente não resolução do seu maior problema. Será mesmo? Vamos entender o caso sem tirar conclusões precipitadas. Acho um exemplo bem interessante para discutirmos a filosofia do que o cirurgião dentista pode oferecer aos seus pacientes.

Os vídeos e imagens foram chegando em todos os grupos de dentistas que participo no Whatsapp, acompanhados de comentários incrédulos. “Que absurdo!”. “Fim da Odontologia”. “Sacanagem”. O perfil do Dentista Cego no Instagram postou a foto dando abertura para todo tipo de comentário e opinião da galera da Internet. Muitos desses que adoram julgar sem saber o que realmente aconteceu. Assim que vi a imagem, dei risada e de pronto achei que fosse uma brincadeira por parte do humorista. Após analisar mais alguns vídeos, me surpreendi que ele havia mesmo passado por um tratamento odontológico e hoje o dentista responsável pelo caso explicou como tudo aconteceu em seu perfil do Instagram (@brunoodonto).

O negócio é o seguinte: o humorista Papa Capim vive e ganha dinheiro em cima desses dentes mal ajambrados. Já participou de quadros do Programa do Ratinho que utiliza bastante desse tipo de humor bizarro, algo que lembra esquisitices (Freak Show) que víamos antigamente no circo. Segundo o próprio humorista, esses dentes tortos e fora de posição são o seu ganha pão. Ele não quis extrair os dentes de jeito nenhum, mesmo com o dentista explicando que aqueles dentes estão perdidos. Com um modelo de gesso na mão, o dentista explicou que – a pedido do paciente – ele realizou coberturas (coroas) de resina e uma contenção para união e melhor estabilidade desses dentes, melhorando duas questões que eram queixas do paciente: a hipersensibilidade dentinária e a mobilidade. Alguns dentes posteriores foram extraídos e o dentista reabilitou a mordida posterior com próteses removíveis. De quebra, as resinas ficaram hiper brancas, também a pedido do paciente que fez de tudo isso uma grande piada.

Para muitos críticos ferrenhos, uma piada de mau gosto que poderia “queimar o filme da Odontologia”. Ou do dentista. Todo esse tratamento levanta algumas questões importantes. A primeira delas é: até onde o dentista pode seguir a vontade de seus pacientes? Por mais absurda que ela seja. E se um dia um paciente sentar na sua cadeira e lhe pedir que desgaste seus dentes para que fiquem no formato de dentes de um tigre? Ou se o paciente pedir para que você extraia os quatro incisivos da frente totalmente saudáveis porque ele quer seguir uma moda? Ou ainda desgastar um dente incisivo lateral hígido para colar por cima uma coroa de ouro? Os questionamentos acima são baseados em exemplos da vida real. Cada um tem seu senso moral e ético do que faz e do que não faz de jeito nenhum. Você realizaria QUALQUER PROCEDIMENTO que seu paciente quisesse?

Uma outra questão é a exposição total do caso do paciente na Internet. O pessoal da Odontologia Legal talvez não fique muito feliz com a boca do paciente escancarada para todo mundo discutir. Nesse caso específico, o humorista conseguiu exatamente o que queria: ganhar mídia, seguidores e engajamento. Se ele não era tão conhecido, hoje ele é muito mais conhecido por causa desse acontecimento. A despeito de tudo isso, no final das contas, o paciente está muito feliz com o tratamento. É o que vemos nos vídeos e imagens.

Sem querer, foi um grande tapa na cara da Odontologia que hoje aparece nas mídias sociais como algo mais estético que funcional com as tais “lentes de contato” e a harmonização orofacial.

Na minha opinião, se o dentista deixou explicado que aqueles dentes muito provavelmente vão ser expulsos da boca em um certo período de tempo, resolveu sua sensibilidade e mobilidade de maneira momentânea e realizou extrações de raízes residuais reabilitando a mordida dos posteriores, está tudo certo. No fim das contas, quem sou para julgar o tratamento do outro? Se o dente está muito branco? Paciência. O paciente quis assim. Veja como que chega a ser um caso único, muito específico. Ninguém em sã consciência deixaria esses dentes assim. É muito diferente de alguns perfis por aí que oferecem soluções escrotas e inexistentes aos pacientes como “lentes de contato de resina porcelanada”, por exemplo ou quem desgasta dentes saudáveis de pacientes jovens para colar “lentes” de dentes quadrados com sobrecontorno que vão trazer vários problemas no futuro.

No caso do Papa Capim, ele está ciente que aqueles dentes estão perdidos e desejou ficar com eles, justamente por ele ter transformado algo que seria terrível para a maioria das pessoas em algo engraçado. Assim como o comediante “Rodela” que uma vez afirmou em um programa de televisão que extraiu todos os dentes para fazer humor. Aí ele vira o lábio inferior para cima do nariz, assopra e os lábios balançam e faz as pessoas rirem com caretas medonhas. São caras que arrancam sorrisos das pessoas em detrimento do seu próprio sorriso. Típica coisa que só vemos no Brasil.

E você? O que acha dessa abordagem?

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto