Segundo dados dos Conselhos Regionais e Federal de Odontologia, podemos responder à pergunta do título com um sim – O Brasil tem muitos dentistas e eles estão mal distribuídos. Entretanto, vamos sair um pouco da bolha do nosso campo de visão.

Ofício enviado ao MEC – Ministério da Educação em 25/01/2019

Existe excesso de vários profissionais com diploma no Brasil. Engenheiros, advogados e administradores sobram aos montes porque o mercado não consegue absorver todos os graduados. E olha que as três profissões citadas tem um vasto mercado de trabalho, com inúmeras opções de cargos e áreas de atuação. O Dentista fica mais limitado a ser um agente de saúde bucal, em sua maioria um profissional liberal autônomo trabalhando em consultórios.

Recentemente o CFO (Conselho Federal de Odontologia) emitiu ofício ao Ministério da Educação solicitando a SUSPENSÃO DE ABERTURA de novos cursos de Odontologia. Tarde demais, não? Isso muda alguma coisa?

Print de reportagem do Jornal Gazeta do Povo

Acredito que o cenário atual vai, inexoravelmente, nos levar a implementação de uma prova de proficiência para atuação do cirurgião dentista. Assim como a conhecida “prova da ordem” aplicada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que certifica o Bacharel em Direito para ser um Advogado. Eu sei que esse papo vai e vem ao longo dos anos, mas acho muito difícil frear o aumento de faculdades e consequentemente o aumento de profissionais.

Por um lado, fervorosos reclamões de grupos de dentistas no Facebook estão diariamente lamentando e chorando as agruras da profissão. Reclamam das franquias, do excesso de profissionais, dos convênios, das propagandas e anúncios anti-éticos postados por colegas em busca de pacientes a qualquer custo. Em contrapartida, se você arrastar o feed do meu Instagram, você verá que a profissão prospera. Consultórios cheios, dezenas de facetas sendo cimentadas e ostentação. O mundo mirabolante da Internet. Hoje a profissão chama muito a atenção da equipe auxiliar da área da saúde bucal que ao ingressar na faculdade busca melhores proventos mensais na Odontologia.

Nos últimos 15 anos vimos um aumento significativo na busca pelo diploma de nível superior, com facilidades como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e bolsas pelo programa PROUNI em todas as áreas. O acesso a Universidade aumentou muito, fazendo com que as instituições privadas se multiplicassem para absorver essa massa de estudantes ávidos por um diploma.

Acompanho o mercado de perto e converso bastante com dentistas de vários estados, de diferentes idades e especialidades. Ainda tenho uma visão otimista. Há lugar para todo mundo que trabalha bem e se esforça para ser diferenciado.

O ofício do CFO está sendo muito comemorado, porém é algo protocolar, prometido há anos. Se o MEC vai aceitar os termos, aí são “outros quinhentos”. Outra corrente de pensamento classifica este ofício como tentativa de reserva de mercado e diminuição de acesso da população ao ensino superior. No fim, quem vai regular tudo isso, como sempre, é o mercado.

Um abraço,

Equipe Dicas Odonto