A expectativa de vida do ser humano aumenta de forma exponencial. E não basta apenas viver mais. Precisamos nos cuidar para viver mais com qualidade. O que adianta chegar aos 90 anos e não poder mastigar os alimentos que gostamos? Você sabia que seus dentes também “envelhecem” de uma certa maneira? Previna-se indo ao dentista para combater o envelhecimento precoce dos dentes e na medida do possível manter seus dentes naturais na boca.

Analistas e economistas dizem que algumas profissões vão sumir do mapa e outras tantas novas surgirão. Uma aposta da Odontologia seria a especialidade da Odontogeriatria, a área que trata dos pacientes idosos. O que mais temos hoje na população são idosos e ao mesmo tempo computamos menos nascimentos. As pessoas têm menos filhos que antigamente. A Odontologia tem ferramentas de prevenção e cuidado para deixar dentes na boca por mais de 100 anos se eles forem bem cuidados.

O que fazer para viver mais? Se mudar para Santa Catarina?

As escolas na Finlândia já preparam suas crianças de uma maneira totalmente diferente para o futuro mercado de trabalho. Os professores sabem que com a retumbante evolução tecnológica, os alunos precisam estar preparados para um mercado dinâmico. Imagina-se que as crianças de hoje terão inúmeras profissões e devem estar preparadas para se adaptar, viver mais e trabalhar por mais tempo.

Saúde bucal não está de maneira nenhuma separada da saúde geral. Entenda que a boca é a porta de entrada do seu organismo. Todas opções que você faz na vida vão afetar sua boca e seu corpo. A alimentação, os hábitos diários, o sono, a prática de exercícios físicos, o tempo que você consegue separar para o laser e sua idas ao médico e ao dentista para prevenir doenças. Tudo isso influencia nossa saúde.

Quantas vezes você foi ao dentista no ano passado? Já marcou esse ano? Está esperando o quê?

Praticamente já dominamos a cárie. Sim, ela ainda existe em grande quantidade, mas menos nociva e debilitante que há 50 anos. A Odontologia mais conservadora recupera e mantem dentes na boca por mas tempo. Entretanto, um perigo que estamos observando é o envelhecimento precoce dos dentes. Jovens com dentes desgastados como se fossem idosos. Tudo isso por conta de uma dieta mais ácida, bruxismo advindo de problemas de ansiedade e estresse. E isso tem tratamento?

A principio tem! Quanto antes o problema for identificado, melhor. Veja que o dente tem estruturas nobres que quando desgastam não são refeitas pelo corpo, como o esmalte dental, por exemplo. Os dentes são as estruturas mais duras do corpo humano, porém quando friccionados contra eles mesmos, eles desgastam, causam retrações de gengiva e pequenas cavitações perto da raiz, chamadas hoje de LCNC – Lesões Cervicais Não Cariosas.

As famosas Lesões Cervicais Não Cariosas

Ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental. Mesmo se você não estiver com dor ou desconforto. Lembre-se que que esses seus dentes têm que durar muito mais pelo tanto de anos a mais que você vai viver. O vovô e a vovó não serão mais esteriótipos desdentados de boquinha murcha sentados numa cadeira na calçada. Se você estiver lendo este artigo aí em 2050, pode me dizer se estou errado nos comentários.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto