A marca de produtos para saúde bucal Elmex tem tradição em alguns países da Europa, origem suíça e agora vem somar aqui no Brasil. A aposta da Colgate é o lançamento de um produto de categoria “premium”, que será vendido em gôndolas de farmácia, sendo indicado pelos cirurgiões dentistas.

Não custa lembrar e reafirmar que nada substitui a ida ao dentista. Nenhum produto para a saúde bucal é milagroso a ponto de resolver o que só se resolve na cadeira do dentista, mas eles são de grande importância para a prevenção de problemas bucais e manutenção dos nossos tratamentos. A Elmex tem como componente principal o Fluoreto de Amina para proteger os dentes do envelhecimento precoce, da erosão ácida e desgastes dentais não relacionados a cárie. As famosas abfrações, erosões e abrasões, hoje classificadas como Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC).

Uma curiosidade – a recomendação de uso parece estar retornando a algo que se discutia há alguns anos na Odontologia: escovar os dentes antes das refeições para adquirir esta proteção contra a dieta ácida.

A linha veio completa com escovas de dente, pastas de dente, fio dental e bochechos em duas cores, sendo uma específica para combater problemas relacionados a sensibilidade dentinária. A Elmex vermelha é indicada para pessoas que têm uma dieta extremamente ácida, que consomem frutas cítricas, whey protein, shakes, isotônicos, energéticos e etc. Atletas e pessoas seguindo dietas específicas são exemplos que se enquadram nessa indicação.

Na minha visão, a pasta de dentes vem para bater de frente com a Regenerate, que também segue essa linha “premium”. Um produto mais caro e elaborado, fazendo parte do fenômeno atual da “Gourmetização”. Não exponho isso de maneira pejorativa. Pelo contrário. Acredito que soma bastante ao trabalho do dentista. O que não pode é a substituição do uso desses produtos pela ida ao consultório. Os produtos precisam trabalhar junto com a gente e não contra.

As escovas vem em dois tipos e uma delas – a Ultra Soft – claramente concorre com a Curaprox, marca suíça, queridinha dos dentistas. Também coloridas e com cerdas ultra macias, a escova Elmex aposta em ter um maior número de cerdas que a concorrente, além de uma cabeça mais arredondada.

Sempre quem sai ganhando com a inserção de novos produtos é o consumidor. O leque de opções aumenta, a concorrência acaba barateando um pouco as marcas “premium” para aqueles que procuram indicações específicas e produtos de alta qualidade e valor agregado. E claro, frequente seu dentista regularmente.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto